Evento global aposta em tecnologia e sustentabilidade
“A feira mantém suas características distintivas”
“A feira mantém suas características distintivas” - Foto: Eima
A EIMA International chega à edição de 2026 com sinais claros de forte aquecimento do setor de máquinas agrícolas. Apenas dois meses após a abertura das inscrições, a demanda por espaços de exposição já supera a capacidade disponível no centro de exposições de Bolonha, onde a feira será realizada entre os dias 10 e 14 de novembro.
O evento ocorrerá de terça-feira a sábado, com mudanças no calendário que incluem abertura antecipada e encerramento no sábado à noite. A organização trabalha no ajuste do layout para acomodar os pedidos das empresas expositoras, em uma edição que tende a repetir ou superar os números do encontro anterior, que reuniu cerca de 1.750 empresas e atraiu mais de 350 mil visitantes de aproximadamente 150 países.
“A feira mantém suas características distintivas”, explicou a diretora-geral da FederUnacoma, Simona Rapastella, durante a coletiva de imprensa de apresentação, realizada nesta tarde por streaming internacional, “mas está em constante evolução em termos de conteúdo, organização dos espaços e serviços”.
A EIMA International mantém seu formato tradicional, com 14 setores especializados e áreas temáticas voltadas a energia, componentes, irrigação, soluções digitais e sustentabilidade, além de novos espaços institucionais e acadêmicos. Estão previstas demonstrações dinâmicas ao ar livre e arenas dedicadas a máquinas altamente automatizadas e robótica.
A programação inclui cerca de 150 conferências e encontros, com foco em inovação tecnológica, políticas públicas e cenários econômicos e geopolíticos que impactam a agricultura. A feira reforça sua proposta de discutir produtividade e sustentabilidade, consolidando-se como um dos principais fóruns globais sobre o futuro da mecanização agrícola.