CI

Projeto Soja Legal une produção e meio ambiente

O programa está baseado em oito diretrizes que envolvem preservação, gestão e boas práticas


Foto: Marcel Oliveira

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) lançou, na última terça-feira (22), o Programa Soja Legal. A iniciativa busca aliar a produção com a sustentabilidade e criar uma certificação da oleaginosa garantindo que é livre de desmatamento.

O programa está baseado em oito diretrizes: qualidade de vida no campo e no trabalho, gestão consciente da água, gerenciamento de resíduos, melhores práticas agrícolas, viabilidade econômica, qualidade do produto, relacionamento com o entorno e a governança.

Está à disposição dos mais de 7.400 produtores associados da Aprosoja MT. A equipe de campo da entidade fará implantação nas propriedades, com aplicação de questionários, orientações de adequações e formação contínuas com cursos presenciais e online.

“O Soja Legal nasce para legitimar a nossa sustentabilidade, para mostrar a realidade que temos no campo, a preservação, as melhorias continuas nas partes trabalhistas e tudo que envolve a porteira para dentro”, destacou o presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore.

O Soja Legal foi lançado em Brasília com a presença da ministra Tereza Cristina e do presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan. “É um passo para se chegar na certificação, mostrando para o mundo que a soja brasileira é sustentável”, destacou ela. Já Galvan celebrou o fato e classificou com um marco para a agricultura brasileira. “O Soja Legal nasceu em Mato Grosso e vai disseminar pelo Brasil. Afinal, dos 66% de vegetação nativa protegida e preservada dentro do território brasileiro, 26% estão em propriedades rurais”, ressaltou.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.