CI

CNA discute bonificação para qualidade do couro

CNA apresentou um sistema de bonificação pela qualidade do couro para representantes de indústrias e curtumes na quinta (13), em Brasília


A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou um sistema de bonificação pela qualidade do couro para representantes de indústrias e curtumes na quinta (13), em Brasília. A ideia surgiu a partir de uma solicitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de curtumes para melhorar a qualidade do couro, considerada baixa. Por esta razão, explica o assessor técnico da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Ricardo Nissen, as indústrias não conseguem agregar valor ao produto. “O produto perde o seu valor e acaba sendo substituído pelos materiais sintéticos. O grande valor agregado é quando você tem o couro mais próximo do seu estado natural possível”, afirmou.

O sistema apresentado pretende definir uma bonificação para os produtores que entregam um couro com qualidade acima da média, ou seja, sem defeitos como “marca fogo” no lugar errado, riscos ou carrapatos. A proposta é definir uma classificação, com diversos tipos de couro, que possa ser atendida e que ofereça uma remuneração justa para o pecuarista.

Segundo Nissen, hoje o mercado funciona no sistema bica corrida. Basicamente todos os couros produzidos pela indústria frigorífica entram na mesma “vala” e o produtor recebe dentro da arroba um pequeno valor, igual para todos. “Esse protocolo visa justamente segregar esse produtor. Trazer uma bonificação para quem fez um trabalho bem feito”, disse o assessor da CNA.

A indústria frigorífica também terá vantagens com o projeto da CNA. De acordo com Nissen, é necessário um sistema de rastreabilidade do couro, mas esse custo será revertido em bonificação e na possibilidade de agregar valor a um produto que se encontra depreciado no mercado atualmente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.