CI

Exportação de carne do Brasil sobe 20% em março ante fevereiro apesar de escândalo

As exportações totais de carne bovina, incluindo carnes in natura e processadas, alcançaram 125 mil toneladas em março


As exportações totais de carne bovina do Brasil subiram em março ante fevereiro, apesar do escândalo da Carne Fraca que levou muitos países a questionarem a qualidade dos produtos do país, decretando embargos temporários. As exportações totais de carne bovina, incluindo carnes in natura e processadas, alcançaram 125 mil toneladas em março, 20 por cento acima do mês de fevereiro, disse a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) em nota nesta terça-feira.

A receita alcançou 501 milhões de dólares, 22 por cento acima do mês anterior, mas 3 por cento abaixo do mesmo mês do ano passado, segundo a nota. Os resultados sugerem o sucesso inicial da campanha do governo brasileiro de garantir aos compradores a qualidade da carne do país, após uma investigação da Polícia Federal que revelou um esquema de propina entre companhias e inspetores sanitários que incluía a venda de produtos estragados, falsificação de documentos de exportação, entre outros problemas.

"Os resultados positivos registrados em março demonstram a força da indústria brasileira de carne bovina... Os dados confirmam que a operação policial, desencadeada em 17 de março, não foi capaz de afetar substancialmente a média das exportações, até porque muitos mercados que interromperam as negociações, após as notícias veiculadas, reabriram rapidamente...", disse o presidente da Abiec, Antônio Camardelli. Em relação a março de 2016, no entanto, a exportação de carne bovina caiu 8 por cento em volume, apontou a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), na semana passada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.