CI

População urbana explode por ineficiências no campo

População deixa o campo em países pobres


Novos dados divulgados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e para Agricultura (FAO) indicam que a população urbana em países em desenvolvimento subiu de 22% a 49% da população total. Especialmente na Ásia, esse processo se deu por falta de sustentabilidade e ineficiência no campo combinado com uma maior oferta de trabalho no setor industrial. Isso, particularmente, é uma boa notícia para o setor agropecuária com uma maior demanda por comida, mas também representa um desafio para o aumento da produtividade.

Esse processo, de acordo com a FAO, deve se intensificar nos próximos anos, especialmente na África subsariana. A instituição prevê que, entre 2015 e 2030, o número de pessoas entre 15 e 24 anos aumente em mais de 100 milhões, chegando a 1,3 bilhão de pessoas.

"Essas novas populações estão crecendo nas zonas rurais da África, mas a preocupação é que o setor industrial não cria a mesma quantidade de empregos na África. O desafio é que essas pessoas migrarão para as cidades e enfrentarão mais riscos", diz o informe da organização.

Atualmente, mesmo em países com população majoritariamente rural, os mercados urbanos são responsáveis por 70% do consumo de alimentos na média nacional dos países. O informativo da FAO sugere que os governos devem implementar políticas púlicas que ajudem a garantir que os pequenos produtores possam participar da satisfação da demanda alimentar e evitar que deixem o campo, melhorando o acesso ao crédito.

Um segundo ponto sugerido é a melhora da infraestrutura de redes elétricas, armazenamento, caminhos rurais e modais de transporte. A terceira sugestão é não só conectar as zonas rurais às urbanas, mas também criar zonas urbanas menores e mais dispersas com conexão à produção rural. Geralmente, os mercados urbanos menores não estão atendidos, conforme a FAO.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.