CI

O que são fertilizantes com enchimento / carga?

Entenda como funciona o enchimento na formulação de fertilizantes.


"Carga" ou "enchimento" são materiais adicionados aos fertilizantes para ajustar a formulação. Estes materiais são inertes, não interferindo na ação do fertilizante, e sem valor nutricional para as plantas, sendo usados silicato, granilha, quartzo, turfa, argila, calcário granulado etc.

O enchimento pode ser composto por elementos como magnésio ou cálcio, que podem ser confundidos com nutrientes, mas não estarão disponíveis à planta devido ao estado em que se encontram, ou podem estar disponíveis em quantidades insignificantes. São elementos que não se tem garantia.

Para saber se o fertilizante contém enchimento, deve-se consultar a etiqueta ou se informar com o fornecedor, observando a fórmula do produto.

Conforme a legislação, o teor máximo de enchimento presente em fertilizantes minerais usados na agricultura é de 10%, estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Existe muita confusão com o que é e o que não é enchimento. Vale lembrar que alguns elementos acompanham os nutrientes nos fertilizantes minerais, não sendo considerados enchimento, como por exemplo no superfosfato simples, onde existe a presença de carbonatos, flúor, magnésio, micronutrientes em quantidades insignificantes ou outros elementos.

 

Eficiência dos fertilizantes com enchimento / carga

Produtos com formulações iguais podem ter diferenças na eficiência agronômica devido à presença de enchimento no fertilizante. Uma empresa pode completar o peso de um fertilizante com enchimento e ainda assim manter uma mesma formulação que um produto sem enchimento (que possui maior eficiência), ocupando um espaço que poderia ser usado para adicionar nutrientes.

Ao comprar um fertilizante com 10% de enchimento, por exemplo, estamos pagando também pelo transporte e mão-de-obra desses 10% sem eficiência agronômica, além do maior tempo gasto em aplicação e recarregamento das máquinas. Considerando uma compra de 10 toneladas de fertilizante, o produtor vai pagar pelo transporte, armazenamento e aplicação de uma tonelada (10%) de material inerte, que não irá proporcionar nenhum benefício.

Em uma situação em que se deseja aplicar determinadas doses de N, P e K por hectare, terá que se aplicar uma quantidade maior de um fertilizante com enchimento do que de um fertilizante sem enchimento.

Assim, deve-se saber quais elementos foram usados para formular o produto, pedindo a informação ao fornecedor ou verificando na etiqueta / nota fiscal. Deve-se calcular quanto se está pagando por cada ponto de nutriente, bem como o valor gasto para transporte, armazenamento e aplicação.

 

Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.