A importância do solo na agricultura
Conservar a microbiologia e adotar boas práticas faz toda a diferença em produtividade

Na safra 19/20 o Brasil plantou mais de 65 milhões de hectares de grãos e fibras, sendo 36 milhões somente com soja; o país tem mais de 8 milhões de cana-de-açúcar; quase dois milhões com café; fora as áreas com hortaliças, frutas e outras culturas. Esse montante aí demanda especial atenção a um elemento: o solo.
O solo é um recurso natural renovável e conserva uma vida rica. Dele vem todos os nutrientes que as plantas precisam para crescer, desenvolver e atingir a produtividade desejada. Por isso, o agricultor precisa conhecer os solos de sua lavoura.
VEJA: como o pó de rocha melhora o solo
VEJA: os benefícios do Sistema de Plantio Direto
De acordo com a Embrapa fazer análise, evitar a monocultura fazendo rotação, cobertura permanente, uso de plantas com raízes profundas como as braquiárias ou a aveia-preta para melhorar a estrutura em plantio direto, mínima mobilização e respeitar as características de cada região são algumas das chaves para o bom resultado.
Confira na entrevista em vídeo como preservar as melhores condições do solo e as tecnologias que têm auxiliado na fertilidade: