ELEIÇÕES

“Agro é possibilidade de incrementar renda”

Para economista, setor ainda sofre preconceito
Por: -Leonardo Gottems
219 acessos

A participação do agronegócio na economia brasileira chega a 23,5% da economia brasileira e esse percentual é o maior em 13 anos, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Em função das características do país, há grande potencial de expansão, mas a infraestrutura é uma barreira no planejamento a longo prazo. 

Em entrevista ao Instituto Millenium, a economista e executiva do grupo Encalso Maria Stella Damha afirmou que a expectativa para este ano é boa: “Em 2018 vamos ter uma safra boa, mas não como foi no ano passado onde tivemos um avanço muito grande nas áreas de grãos, algodão, cana-de-açúcar e laranja. Entendemos que o PIB será representado por um câmbio estável, podendo atingir 2,8%, dependendo das eleições”. 


Para Maria, o agronegócio sofre preconceito da sociedade por estar ligado a assuntos ambientais e a falta de informação gera intolerância de algumas pessoas em relação a esse mercado. Ela destaca que o Brasil é um dos países que mais conserva o meio ambiente e paulatinamente aumenta a produtividade e não o desmatamento.  “O agricultor é o maior interessado no respeito ao meio ambiente porque é ele quem vai fazer sua produção crescer, então ele tem que preservar as condições de solo e de água. Estamos com a vitória do Código Florestal que estabelece as regras para que as pessoas possam fazer agricultura e preservar o meio ambiente. O governo, através de informações, deveria ajudar”, explicou.


A economista insistiu que o país precisa melhorar a infraestrutura. “A infraestrutura é um direcionador de desenvolvimento econômico, então se agregarmos isso com o agronegócio tendemos a aproveitar esse potencial que o Brasil tem e desenvolver ainda mais a economia brasileira. Acho que o próximo chefe de Estado deve ter essa diretriz, olhar o agronegócio e trazer possibilidades de investimento em infraestruturas para ajudar a incrementar a renda e a atividade do país como um todo”, comentou.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink