CI

‘Brasil sem os esportes praticados com cavalo seria um país sem alegria’, afirma advogado

Defensor assegura que o Bem-Estar rege as competições e que os animais são tratados como membros da família.


O advogado Walter Garcia ainda era um menino quando iniciou o seu contato com os animais. De uma família de criadores de cavalos, não foi difícil se apaixonar pela raça Quarto de Milha. Em 1997 – um ano antes de forma-se em direito – tornou-se laçador. Em 2008, passou a participar de provas de Apartação, uma das 20 modalidades praticadas por atletas de todo o país, durante os eventos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), em Avaré (SP). Desde 2003, a cidade é sede de três grandes eventos nacionais da raça.
 
Após dez meses de treino, o competidor com experiência em pistas do Brasil e do exterior foi campeão de Ranch Sorting, prova cronometrada que se baseia na prática pecuária de apartação de gado. “Separamos o maior número de bois no menor tempo. A vitória é a glorificação do trabalho de uma equipe disciplinada, que segue o regulamento de Bem-Estar Animal da ABQM e que vive cavalo”, ressalta o advogado. A prova ocorreu durante o 37º Potro do Futuro da ABQM, que reuniu entre 10 e 16 de outubro mais de 2,2 mil animais da raça.
 
A parceria de Walter com os cavalos Quarto de Milha vai além das pistas de competição: “Somos como membros de uma mesma família e essa relação se resume em paixão e respeito. O cavalo integra, socializa e acende novas amizades, transforma vidas, fomenta a economia e emprega milhares de pessoas. É assim que vejo o cavalo e quando penso no Brasil sem os esportes praticados com ele, vejo um país sem alegria. O fomento da ABQM à essa prática esportiva é muito importante e deve ser cada vez mais estimulada”, reforça o advogado.
 
ABQM fomenta o Bem-Estar Animal
 

O cuidado com os cavalos e o gado utilizado na competição também é uma preocupação da ABQM. Em 2014, a associação produziu uma cartilha de Bem-Estar Animal, que foi aprovada pelo Ministério da Agricultura. “Além de ações educativas, cursos e pesquisas, um regulamento e um departamento foram criados. Acreditamos que o conhecimento respaldado pelas iniciativas transformam treinadores, competidores e a sociedade em pessoas mais conscientes”, ressalta Leonardo Feitosa, jurado de Bem-Estar Animal da ABQM.
 
Nas competições do Quarto de Milha, o rigor na inspeção dos animais deixa claro o quão bem são tratados os cavalos. Eles passam por uma vistoria rígida antes e depois das provas e são acompanhados por seus tratadores, que têm o apoio de 20 veterinários. “O jurado de Bem-Estar Animal atua na orientação e fiscalização do manejo e tratamento dos cavalos. Em pista, os jurados de provas também avaliam as passadas dos animais, considerando critérios de Bem-Estar Animal do nosso regulamento”, explica o presidente da ABQM, Fábio Pinto da Costa.
 
Além do manejo, Leonardo inspeciona baias, uso de equipamentos, treinamentos e alimentação, além de orientar tratadores e competidores sobre os cuidados essenciais com os cavalos atletas. “O conceito de Bem-Estar Animal refere-se à uma satisfatória qualidade de vida do animal. Para o conforto deles, as baias precisam estar sempre limpas, secas e macias. As principais refeições devem ser realizadas três vezes ao dia. Os equipamentos não podem ferir e os treinamentos devem ser moderados”, observa o jurado, que está à frente da função desde 2015.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.