“Dia Nacional do Campo Limpo” será comemorado em Pedro Afonso e Silvanópolis/TO

Agronegócio

“Dia Nacional do Campo Limpo” será comemorado em Pedro Afonso e Silvanópolis/TO

O “Dia do Campo Limpo” acontece no dia 18 de agosto, simultaneamente em todo o Brasil
Por:
524 acessos
Difundir práticas responsáveis como a destinação final das embalagens vazias de defensivos agrícolas é um dos objetivos do “Dia do Campo Limpo” que ocorre simultaneamente em todo o Brasil, no dia 18 de agosto. No Tocantins, as comemorações serão realizadas pelo Inpev - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - com o apoio da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, nos municípios de Pedro Afonso e Silvanópolis, distantes da Capital 173 km e 123 km, respectivamente.

Segundo o chefe do Núcleo de agrotóxicos da Adapec, José Carlos Dias, as duas centrais de recebimento de embalagens vazias realizarão atividades educativas. “A nossa proposta é integrar elos da cadeia produtiva: agricultores, distribuidores, fabricante e o poder público em prol do meio ambiente. Além disso, contaremos com a participação de estudantes, para que possamos desenvolver conceitos de conservação e preservação ambiental”, afirma.

Para o presidente da Adapec, Humberto Camêlo, as atividades de natureza sócio-educativas promovem um melhor entendimento sobre as ações que são desenvolvidas no Estado e instiga a conscientização dos participantes a colaborarem para um desenvolvimento sustentável. “Utilizando com responsabilidade os defensivos agrícolas é possível evitar a contaminação dos alimentos, do meio ambiente e a intoxicação das pessoas”, ressalta.

Programação

Em Pedro Afonso, as comemorações serão realizadas na Central, situada na rodovia Pedro Afonso/Tocantínia, à margem esquerda, no km 6. A expectativa da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, que organiza o evento, é receber cerca de 250 estudantes da rede municipal, estadual e particular de ensino.

8h- Abertura do evento;
9h- Filme institucional do Inpev;
9h30- Palestra sobre o recolhimento de embalagens vazias;
10h- Teatro de fantoche “Trupe do boi do sol”;
10h30- Visitação à Central.

Em Silvanópolis, a programação está sendo preparada pela Areia - Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários - na sede da Central de recebimento, localizada no loteamento Extrema, no trevo para Pindorama.
9h- Abertura;
9h30- Peça teatral com a companhia de teatro da Saneatins;
10h- Palestra da Adapec sobre a Legislação de Agrotóxicos;
10h30- Visitação as instalações da Central.

Evolução

O Estado conta atualmente com seis unidades de recebimento de embalagens vazias, distribuídas da seguinte forma: duas são centrais, localizadas nos municípios de Pedro Afonso e Silvanópolis e quatro postos de recebimento, nos municípios de Formoso do Araguaia, Colinas, Araguaína e Lagoa da Confusão. Juntas contabilizaram o recebimento de 65 toneladas de embalagens vazias em 2006. Em 2007, aumentou para 80 toneladas e em 2008 chegou a 153 toneladas.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink