“El Niño” chega em Maio e deve derrubar preço da soja
CI
Agronegócio

“El Niño” chega em Maio e deve derrubar preço da soja

Avaliação do especialista João Lapolli, do Banco Sicredi
Por: -Leonardo Gottems

O fenômeno climático “El Niño”, que deve chegar no próximo mês de Maio, vai trazer uma perspectiva baixista para o mercado da soja. A avaliação é do especialista João Antonio Lapolli, titular da área de Riscos e Mercado do Banco Cooperativo Sicredi, de Porto Alegre.


Segundo ele, o aquecimento das águas do Pacífico Sul é indicativo de que o “El Niño” está iniciando sua atividade, o que poderá trazer riscos em escala global. Para o Brasil, a previsão é de que a primavera e o verão sejam mais úmidos, o que deve contribuir para a boa produtividade das lavouras.


Já nos Estados Unidos, o efeito poderá ser um atraso no plantio de milho em razão do frio e a possibilidade de inundações nas regiões produtoras. Com isso, aquele país, que já havia anunciado um aumento de 6% da área cultivada de soja em detrimento do milho (-4%) este ano, poderá acabar ampliando ainda mais o espaço com a oleaginosa.


“Se tivermos boas safras no Brasil e nos Estados Unidos, as cotações tendem a perder força”, ressaltou Lapolli em evento organizado pela Sicredi União PR/SP e a Cocamar Cooperativa Agroindustrial na ExpoLondrina.  

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink