CI

“Enem passa visão preconceituosa”, diz CCAS

“Ressaltamos a importância da educação baseada em fatos"


Foto: Pixabay

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) expressou sua insatisfação com as questões do ENEM que, em sua análise, distorceram e prejudicaram a imagem da produção agropecuária brasileira. O CCAS disse que é importante um exame de admissão imparcial e baseado em fatos científicos, porém, identificou quatro questões da prova com viés ideológico que criticavam injustamente o setor agropecuário nacional.

“A questão 89, em particular, apresentou declarações carregadas de hostilidade em relação à agricultura e pecuária, e parecia mais um veículo para disseminar ideologias em vez de avaliar o conhecimento dos estudantes. O uso de termos como "mecanização pesada," "pragmatização dos seres humanos e não humanos," "violência simbólica," "superexploração," "chuvas de veneno" e "violência contra a pessoa" não apenas carece de base científica, mas também reflete uma abordagem polarizada que não pertence ao ambiente educacional”, comenta.

O CCAS reafirmou seu compromisso com a ciência e a sustentabilidade na melhoria da produção agropecuária no Brasil, destacando o diálogo e a colaboração como meios eficazes para superar desafios. Eles enfatizam a importância de questões de exames, como o ENEM, serem imparciais e baseadas em informações atualizadas, argumentando que questões tendenciosas prejudicam a credibilidade do exame e afetam a formação educacional dos jovens.

“Ressaltamos a importância da educação baseada em fatos e da valorização da ciência como uma ferramenta essencial para o progresso. O CCAS continuará a promover o diálogo e o entendimento mútuo em busca de soluções sustentáveis para a produção agropecuária no Brasil. O agro no Brasil já movimentou este ano R$ 2,63 trilhões, o que representa 24,4% do Produto Interno Bruto (PIB), o conjunto de toda riqueza produzida no país. O agro brasileiro emprega 28 milhões de trabalhadores e alimenta 800 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. O Brasil é referência mundial no agro, maior exportador de soja, de milho e pode se tornar o maior exportador de algodão este ano, entre outros produtos agrícolas. Produzir alimento é garantir a vida. O agro sustenta a vida e a premissa básica da alimentação saudável: desembalar menos e descascar mais”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.