"Nem nuclear e nem gás são soluções sustentáveis"
CI
Imagem: Pixabay
MUNDO

"Nem nuclear e nem gás são soluções sustentáveis"

A Comissão Europeia apresentará nos próximos dias um novo documento com a sua classificação de investimentos sustentáveis
Por: -Leonardo Gottems

A Comissão Europeia (CE) quer subsidiar os setores de gás natural e nuclear sob o pretexto de que são atividades "sustentáveis" necessárias à transição energética para um modelo descarbonizado ( líquido zero em cedos). A CE está atualmente a trabalhar no que designou por "taxonomia", que é uma classificação dos sectores económicos que Bruxelas considera sustentáveis e que podem, portanto, receber ajuda. 

A Comissão Europeia apresentará nos próximos dias um novo documento com a sua classificação de investimentos sustentáveis. É possível incluir gás, pecuária nuclear e industrial. Pois bem, a maior federação de grupos ambientais da Espanha, Ecologistas en Acción, rejeita a inclusão dessas indústrias " porque compromete seriamente o cumprimento dos compromissos climáticos da UE". A Comissão Europeia pretende publicar no final desta semana - explicam os Ecologistas - um documento para decidir o papel que a energia nuclear e o gás devem desempenhar na transição ecológica. Este é o segundo ato delegado da taxonomia, o novo Sistema europeu que classifica os investimentos sustentáveis e do qual dependerá se milhares de milhões de euros forem ou não investidos nestas duas tecnologias. 

A presidente da CE, Ursula Von der Leyen, tem sido favorável à inclusão do gás e do nuclear entre os setores "elegíveis", mas a verdade é que o fechamento do documento em questão está atrasado meses por forte oposição de vários Estados-Membros, organizações ambientais, o próprio grupo de trabalho de especialistas em taxonomia e até grandes gestores de fundos de investimento. “Todos eles - dos ecologistas - se opõem a considerar a energia nuclear e o gás como energias sustentáveis com a desculpa da transição energética”. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.