“Planta milagre” impressiona agrônomos africanos
A palma é uma planta típica do semi-árido, rica em ferro, vitamina A e proteínas
“Atualmente, no Ceará estamos plantando em um hectare, 55 mil raquetes de palma forrageira, resultando em um retorno de 400 toneladas de massa verde e 40 toneladas de matéria seca. Com 1,3kg de palma, substituímos 1kg de milho”, acrescenta Jorge Prado, referindo-se a redução dos custos de produção.
O gerente de outra fazenda de Quixeramobim, a Santa Mônica, Narcísio Dieb, diz que como produtor de leite, precisa conhecer tudo sobre a alimentação animal alternativa. “Vamos plantar um hectare para testar, assim a gente elimina o milho”.
Mauro Ricarte, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do município, afirma que a transferência de conhecimentos desenvolvida no Ceará, contribui para o fortalecimento da pecuária regional. Atualmente, Quixeramobim é a maior bacia leiteira do Estado, produz cerca de 135 mil litros de leite por dia. “Além disso, estamos fazendo a difusão de informações para que a missão africana possa melhor conviver com o semiárido”.
Jorge Prado ressalta que ao optar por este processo pedagógico, do ensinar a fazer fazendo, o aprender a fazer fazendo, o Senar contribui para a construção de novos conhecimentos. “É o melhor processo para maximizar o aprendizado”, completa o coordenador técnico do Senar Ceará, Paulo Remígio Neto.

A palma é uma planta muito versátil. Em países como o México, é utilizada para a fabricação de cosméticos. Logo após o curso sobre plantio, o Senar ensinou aos participantes e visitantes como utilizar a palma na alimentação humana, respeitando a higiene com o alimento, e a criação de pratos a base de palma. A comitiva saboreou sucos, salgadinhos, pães e bolos. “Além disso, é possível fazer licores, saladas, polpas congeladas, picles e acompanhar sopas, feijão e arroz” orienta a instrutora Iraci Amorim.

David Myagaa, do Quênia, achou o suco muito doce. Para Eric Chipwaya, da Zâmbia, faltou açúcar. Memory Maraidza, do Zimbabuê, disse que já imaginava um intercâmbio entre os instrutores do Senar e do seu país, para disseminar este trabalho que pode ser feito para melhorar qualidade da alimentação humana a partir de plantas que normalmente não são usadas.
A missão faz parte de um acordo internacional de cooperação entre o Brasil e a África, através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Senar Nacional. Ontem, 16, ainda em Quixeramobim, a comitiva técnica dos países africanos acompanhou os cursos de Qualidade do Leite e de Produtos Derivados do Leite e no fim do dia visitam o Projeto Pingo D’água, promovido pela Secretaria de Agricultura de Quixeramobim. Amanhã, os técnicos africanos vão conhecer o curso de ovinocaprinocultura, mais uma atividade adaptável ao semiárido.
Receita – Suco de Palma
500 gramas de polpa de palma
150 ml de xarope de guaraná
500 ml de água
Gelo à vontade
Leve tudo ao liquidificador e bata por cerca de dois minutos. Dica: para deixar ainda mais saboroso e refrescante, você pode acrescentar hortelã, goiaba, ou abacaxi. “De qualquer modo é muito saboroso,” afirma a coordenadora da Promoção Social do Senar-AR/CE, Anna Kelly Cláudio.
Assessoria de Comunicação do Sistema FAEC / SENAR (http://www.faec.org.br/)