"Terceira onda do café" engloba consumidores mais exigentes que buscam produtos de alta qualidade

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"Terceira onda do café" engloba consumidores mais exigentes que buscam produtos de alta qualidade

Na “terceira onda”, surge um novo tipo de consumidor, mais exigente, que busca detalhes sobre o café consumido
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Na “terceira onda”, surge um novo tipo de consumidor, mais exigente, que busca detalhes sobre o café consumido

O consumo do café pode ser dividido em “três ondas”. Esse conceito foi apresentado, em artigo para a Associação Americana de Cafés Especiais, em 2003, pela barista Trish Skeie, para definir os perfis dos consumidores da bebida. Na “primeira onda”, a energia proporcionada pelo produto, por conta da quantidade de cafeína em sua composição, era o principal atrativo para as pessoas. Na “segunda onda”, o objetivo era um pouco mais de qualidade, ainda que não fosse de alto padrão. 

Na “terceira onda”, surge um novo tipo de consumidor, mais exigente, que busca detalhes sobre o café que está consumindo, como a propriedade, o processo de beneficiamento, o grau de torragem, a acidez e a doçura, entre outras informações. “Este ainda é um nicho de mercado, mas pode ser uma boa oportunidade de crescimento”, explica o tecnólogo em cafeicultura Eduardo Cesar Silva, coordenador do Bureau de Inteligência Competitiva do Café.

Ele será um dos palestrantes do Dia de Mercado do Café, que acontece na próxima terça-feira (18/10), em Linhares, no norte do Espírito Santo. O evento, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (FAES), reunirá especialistas em cafeicultura para levar informações aos produtores rurais da região a fim de orientá-los na tomada de decisões e no gerenciamento de suas atividades.

Segundo Silva, “a terceira onda” é uma oportunidade para os cafeicultores que buscam consumidores que se encaixam neste perfil, com um produto selecionado, de características específicas e peculiares, para atender ao grau de sofisticação dos apreciadores do café de altíssima qualidade, assim como ocorre com outras bebidas, como o vinho. “A terceira onda vai valorizar a propriedade onde o café foi colhido e o nome dos produtores e eles têm condições de se adaptar a esta realidade”.

Dia de Mercado do Café
Data: 18 de Outubro
Local: Hotel Days Inn – Linhares (ES)
Horário: 13h30 às 17h30
Inscrições: cna.campofuturo@cna.org.brcontato@sruraldelinhares.org.br
Informações: (27) 3371-2077/ (27) 3371-2078


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