1ª Expedição do Algodão chega à Bahia e se une no combate à praga
CI
Agronegócio

1ª Expedição do Algodão chega à Bahia e se une no combate à praga

Iniciativa é promovida pelo 9º Congresso Brasileiro do Algodão
Por:
A 1ª Expedição do Algodão, formada por engenheiros agrônomos e coordenada pelo especialista no segmento, Dr. Jean Louis Belot, chega à Bahia em momento de maior desafio para produtores da região: o combate à Helicoverpa zea, lagarta específica da cultura do milho que avançou para outras culturas, principalmente o algodão e a soja, chegando a dizimar algumas áreas. “Além de subsidiar os produtores com informações técnicas, estamos orientando a diversificação dos meios de controle e recomendando que busquem apoio das entidades estaduais, como a Associação Baiana dos Produtores de Algodão, a ABAPA”, diz Belot.

Há pouco mais de dois meses acompanhando o ciclo da fibra nos principais estados responsáveis pela produção do algodão, a Expedição, iniciativa promovida pelo 9º Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), contempla a aplicação de um questionário junto aos produtores, além de vistoria técnica em unidades de manejo dos campos, os chamados talhões. Depois de passar pelo Piauí, Maranhão, Goiás e o sul do Mato Grosso, a experiência e o desafio técnico que vêm sendo vivenciados na Bahia tendem a ser um dos principais temas a serem abordados no evento, agendado entre 3 e 6 de setembro, em Brasília.

“A Expedição é uma das principais ferramentas adotadas pela organização do CBA, já que tem o objetivo de delinear um panorama do cultivo algodoeiro no País”, explica Milton Garbugio, presidente do 9º CBA. Segundo ele, a expedição dá a oportunidade de analisar e identificar fatores que refletem desde o dia a dia na fazenda, passando pela oscilação da produção, bem como questões relativas à redução na área de plantio de algodão na safra 2012/13 e a decisão estratégica do produtor de aumentar a área de outras culturas como a soja e o milho, diante de fatores como os altos custos da cultura algodoeira.

Outros temas que estão vindo à tona durante a Expedição terão presença garantida na programação do 9º CBA, tais como Fibra do Futuro, Qualidade do Solo, Insetos nos Sistemas, Manejo Integrado de Nematoides. Esses e outros assuntos serão debatidos nas mesas redondas e num talkshow com representantes das principais multinacionais do País. Inscrições e outras informações sobre o evento podem ser conferidas no site www.congressodoalgodao.com.br.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.