CI

1º Fórum Integrall de Suinocultura destaca o bem estar animal

Evento reunirá principais nomes da suinocultura mundial nos dias 14 e 15 de abril


Qual é a tendência, em termos de bem-estar animal, da suinocultura? Quais são as informações que precisamos adquirir para começarmos a formar opiniões a respeito do bem estar animal na suinocultura brasileira? Essas são algumas das perguntas que serão respondidas durante o 1º Fórum Integrall de Suinocultura, que vai acontecer nos próximos dias 14 e 15 de abril, no Hotel Four Points Sheraton, em Curitiba.


O evento vai reunir os principais nomes da suinocultura para debater as perspectivas e os desafios do bem estar animal na suinocultura brasileira. “O objetivo é promover um debate multidisciplinar, profundo, isento e dedicado a um único tema. Neste evento, vamos abordar a teoria e a prática do bem estar na suinocultura”, destacou o médico veterinário e coordenador do congresso, Iuri Pinheiro Machado.

Programa técnico
No dia 14 de abril, o evento será aberto às 8h30. Logo depois começa um painel sobre as Visões européia e norte americana do bem estar animal em suinocultura, onde o pesquisador da Universitat de Lleida, na Espanha, Daniel Babot Gaspa, vai apresentar a Legislação européia, suas interpretações práticas e prazos para cumprimento das exigências, além de um histórico recente do bem estar animal do ponto de vista do consumidor e da indústria.

Em seguida, o pesquisador da Piensos Costa, na Espanha, Jose María Costa, vai abordar a Visão norte americana do bem estar animal em suinocultura. Ele vai apresentar o Impacto das normas de bem estar na produtividade e nos custos de produção e as diferenciações reais de preços de mercado.

A partir das 13h30, o Painel Instalações, manejo e outras práticas de bem estar animal em suinocultura vai destacar os Modelos construtivos adequados às normativas de bem estar animal em suínos: características, custos e impacto na produtividade. O especialista do OPP Group, da Espanha, Carlos Martínez, vai falar sobre os Diferentes desenhos de instalações e equipamentos para cumprimento das normas de bem estar e sobre os custos dos investimentos em granjas de bem estar em comparação com os sistemas convencionais.

Em seguida, o Painel Bem estar animal não se restringe às instalações e equipamentos: o uso de novas tecnologias terá a participação do especialista do Cochran OPP Group, do Uruguai, Ricardo Segundo, e da pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria, do Brasil, Juliana Sarubbi.

A partir das 16h45 começa o Painel Sanidade e fisiologia relacionadas ao bem estar animal com uma apresentação do Doutor Joan Sanmartín, do OPP Group, da Espanha, sobre A Dinâmica de infecção e abordagem sanitária nos novos sistemas de produção voltados ao bem estar animal.


A partir das 17h30, o Doutor Adroaldo José Zanella, da Scottish Agricultural College, do Reino Unido, vai destacar a Ciência e a conveniência por trás do bem estar animal. Ele vai abordar os Parâmetros fisiológicos e de comportamento para medir o bem estar animal e o bem estar animal do ponto de vista humano, o comportamento e a fisiologia.

No dia 15 de abril, a programação começa às 8h, com o Painel Bem estar animal da “porteira para fora” (do transporte ao abate). O Doutor Luigi Faucitano, da Agriculture & Agri Food, do Canadá vai abordar os Aspectos relacionados à legislação e a qualidade do produto final, desde o carregamento dos animais na granja até o abate propriamente dito.

Em seguida, o Painel Implantação do bem estar animal na suinocultura brasileira: relato de uma experiência recente terá uma apresentação do suinocultor e ex-Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Ruben Valentini. Ele vai destacar os custos, os desafios e as particularidades de um sistema de bem estar animal em suinocultura adotado no Brasil.

A partir das 10h15 começa uma Mesa redonda sobre as Reais perspectivas do bem estar animal na suinocultura brasileira, na visão de representantes dos principais atores da cadeia de produção. Este debate terá a participação do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) David Barcellos, do representante da Brasil Foods, Guilherme Brant, do Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Irineu Wessler, do diretor de mercado da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadota de Carne Suína (Abipecs), Jurandi Machado, do representante da Master, Mário Faccin, do consultor da OD Consultoria, Osler Desouzart e do representante da Embrapa, Osmar Dalla Costa.

Inscrições
No dia do evento as inscrições terão um custo de R$ 750. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.integrall.org/forum, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (34) 3823 4279.


Serviço:
1º Fórum Integrall de Suinocultura
Data: 14 e 15 de abril
Local: Hotel Four Points Sheraton, em Curitiba.
Informações: www.integrall.org/forum
E-mail: [email protected]
Telefone: (34) 3823 4279.

As informações são da assessoria de imprensa da Integrall.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.