CI

1º Simpósio Bayer Terra do Leite reúne 150 produtores na bacia leiteira do PR

O Simpósio foi marcado por duas palestras que trataram de assuntos relativos à pecuária leiteira


Cerca de 150 produtores de leite, veterinários e técnicos da bacia leiteira do Paraná - região do ABCW participaram do 1º Simpósio Bayer Terra do Leite, promovido em 3 de maio, pela Unidade Bovinos da Bayer Saúde Animal, com apoio das cooperativas Capal, Castrolanda, Batavo e Witmarsum, em Castro/PR.O Simpósio foi marcado por duas palestras que trataram de assuntos relativos à pecuária leiteira, discutiram temas de fundamental importância nos sistemas, propondo uma série de alternativas práticas e atualizadas, com informações de pesquisa em cada temática.

O Professor Doutor Márcio Nunes Corrêa, da Universidade Federal de Pelotas/RS, abordou o tema “Transtornos clínicos no periparto de vacas leiteiras e os impactos na eficiência produtiva”. “A produção bovina tem passado por grandes transformações nos últimos anos, com o aumento do número de sistemas de confinamento e de iniciativas para aumentar a produção em menor área. Estas circunstâncias têm proporcionado um incremento das enfermidades metabólicas, com efeito sobre a saúde, a produção e a fertilidade dos rebanhos. Por isso a importância de se discutir essas questões”, declarou o palestrante.

A outra palestra, que teve como tema a “Influência do manejo pré-parto na qualidade do colostro e saúde das bezerras”, foi proferida pelo Doutor Jim Quigley, da University of Iowa/EUA. O professor ressaltou a importância de utilizar o colostro da maneira correta, bem como ensinou maneiras de avaliar a qualidade do mesmo. “O manejo geralmente utilizado não é o ideal. Não pode haver atraso na coleta e administração do colostro. A incorreta criação de bezerros é custosa, por isso, a administração de colostro adequada é essencial para obter maior ganho de peso, custos menores com medicamentos, antecipação da idade ao primeiro parto, entre outros benefícios”, explicou. Jim Quigley ressaltou, também, que a qualidade do bezerro é diretamente ligada à maneira como a mãe é criada.

De acordo com a Bayer, a região de Castro foi escolhida para sediar o Simpósio por ser uma das mais tradicionais em qualidade de produção de leite. Isso demonstra a importância dada pela empresa em promover eventos que favoreçam a atualização de profissionais da área, demonstrando comprometimento com a eficiência dos processos produtivos.

Para o produtor da Cooperativa Batavo, Reinaldo Schmidt, participar desses eventos é fundamental para se reciclar e trocar experiências com outros produtores e técnicos.

“Excelente iniciativa da Bayer, vale a pena participar”, destaca.

As informações são da assessoria de imprensa da Bayer Saúde Animal – Unidade Bovinos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.