1/3 das fazendas do mundo usam práticas ecológicas

MEIO AMBIENTE

1/3 das fazendas do mundo usam práticas ecológicas

"Embora tenhamos um longo caminho a percorrer, estou impressionado"
Por: -Leonardo Gottems
325 acessos

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Estado de Washington mostrou que quase um terço de todas as propriedades rurais do planeta utilizam algum tipo de prática ecologicamente correta. De acordo com John Reganold, professor de ciências do solo e agroecologia e coautor do artigo, as práticas incluem agricultura orgânica, que usam terra, água, biodiversidade, trabalho, conhecimento e tecnologia para cultivar e reduzir impactos ambientais, como contaminação por pesticidas, erosão do solo e emissões de gases de efeito estufa. 

"Embora tenhamos um longo caminho a percorrer, estou impressionado com os agricultores, mesmo os que estão muito longe de nós, ao redor do mundo, e especialmente nos países menos desenvolvidos que avançaram nossos sistemas de produção de alimentos em uma direção saudável”, comenta. 

Isso porque, eles viram que novas práticas podem melhorar a produtividade, a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, reduzindo os custos para os agricultores. Por exemplo, documentam como os agricultores da África Ocidental aumentaram o rendimento do milho e da mandioca. Cerca de 100.000 agricultores em Cuba aumentaram sua produtividade em 150% e reduziram o uso de pesticidas em 85%. 

Os países menos desenvolvidos tendem a ver as maiores melhorias na produtividade, enquanto os países industrializados "tendem a ver aumentos na eficiência (menores custos), minimizando os danos aos serviços ecossistêmicos e, com frequência, algumas reduções. nos rendimentos das culturas e do gado ", escrevem os autores. 

Nesse cenário, os pesquisadores usaram publicações científicas e conjuntos de dados para examinar cerca de 400 projetos, programas e iniciativas de intensificação sustentável em todo o mundo.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink