CI

100% dos frigoríficos sob registro no SIE estão resfriando carne no TO

todos os frigoríficos registrados no SIE estão entregando carne resfriada aos consumidores


A partir desta terça-feira, 13 de junho, todos os frigoríficos registrados no SIE - Serviço de Inspenção Animal estão entregando carne resfriada aos consumidores.

O frigorífico Frigocapa, em Palmas, o único que não havia atendido a exigência do Termo de Ajustamento de Conduta, pois funcionava sob força de liminar, está a partir de hoje resfriando integralmente as carcaças.

A Adapec iniciou em maio de 2011 um processo de regulamentação dos 06 seis frigoríficos sob registro no SIE. Um ano depois deste trabalho, os consumidores poderão comemorar os 100% de resfriamento de carne nestes estabelecimentos, que atendem boa parte do mercado tocantinense.

Segundo a coordenadora de Inspeção Animal da Adapec, Joseanne Cademartori Lins, a Agência trabalhou em parceria com o Ministério Público Estadual e com os donos dos frigoríficos no sentido de atender a Portaria Nº 304, de 22 de abril de 1996, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que em seu Artigo 1° diz que “Os estabelecimentos de abate de bovinos, bubalinos e suínos, somente poderão entregar carnes e miúdos, para comercialização, com tempertura de até 7.0ºC”.

“Está ação da Adapec e do Ministério Público foi fundamental para que o Estado possa produzir carne com qualidade e segurança alimentar. Com o Frigocapa resfriando integralmente o abate, os consumidores, principalmente da capital e cidades vizinhas, passarão a consumir um produto de melhor qualidade e higiene,” ressalta Joseanne.

Entenda

Em 04 de maio de 2011, foi assinado um TAC entre MPE, Adapec e os seis frigoríficos sob registro no SIE – Selo de Inspeção Estadual, sendo concedido um prazo de 90 dias para as adequações. Em 16 de agosto houve, por partes dos frigoríficos, solicitação de novo prazo, o qual foi concedido até o dia 31 de dezembro do mesmo ano.

No início de janeiro de 2012, o MPE, juntamente aos técnicos da Adapec, voltaram aos frigoríficos para verificar o atendimento do TAC. Na época, três frigoríficos: Ideal, em Porto Nacional, Paulon e Maia, em Gurupi e Savana, em Silvanópolis, atenderam a exigência de resfriamento. Os demais solicitaram novo prazo para concluírem o funcionamento das câmaras frias, que venceu em março. Neste período, mais dois frigoríficos – Jatobá em Porto Nacional e Assocarne de Araguaína - atenderam a exigência de resfriamento com a construção das câmaras frias.

O frigorífico Frigocapa de Palmas, por meio de uma liminar na justiça, conseguiu dilação do prazo por mais 60 dias, vencido agora em junho, porém, atendeu a exigência da Portaria.

Dados

O Tocantins conta hoje com 06 frigoríficos registrados no SIE, localizados nos municípios de Araguaína, Palmas, Porto Nacional, Gurupi e Silvanópolis. Em 2011, produziram 22,35 mil toneladas de carnes, que são comercializadas em todo o Estado do Tocantins. O abate de bovinos chegou a 130.330 de animais, sendo que destes, 6.875 machos e 123.455 fêmeas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.