CI

Governo do Tocantins busca soluções para enfrentar estiagem

Governo do Tocantins firma compromisso com Ministério da Agricultura para prorrogação do prazo de plantio de grãos


Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 21, representantes de um grupo gestor do Governo do Tocantins se reuniram com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em busca de alternativas para mitigar os impactos causados pelo prolongado período de estiagem neste ano. A seca intensa tem gerado desafios para os produtores rurais na manutenção da produtividade esperada. De acordo com informações oficiais do Governo do Tocantins, durante o encontro, foram apresentadas duas solicitações para abordar a situação: a possibilidade de ampliação da janela de plantio e a prorrogação do prazo de pagamento dos financiamentos para a safra de 2023.

A comitiva contava com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café; o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, Paulo Antônio Lima; o secretário extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini; o prefeito e o vice-prefeito de Alvorada do Tocantins, Paulo Antônio Lima Segundo e Antônio Carlos de Oliveira da Costa, acompanhados pelo deputado federal Alexandre Guimarães, que facilitou a audiência com o ministro Carlos Fávaro.

Quanto à prorrogação da janela de plantio, o ministro Carlos Fávaro confirmou a autorização para estender a data, originalmente prevista para encerrar em 8 de janeiro de 2024, até 20 de janeiro de 2024. A janela de plantio refere-se ao intervalo de tempo em que as condições climáticas e do solo são propícias para o plantio e desenvolvimento das culturas. Esse prazo é estabelecido anualmente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e regulamentado pelas agências controladoras do setor agropecuário de cada estado.

O secretário Jaime Café destacou que os desafios impostos pelas condições climáticas em 2023 motivaram a busca por soluções, sob a orientação do governador Wanderlei Barbosa, em colaboração com o Mapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.