CI

16° Show Rural Coopavel inicia hoje


O município de Cascavel, no Paraná, já está pronta para o 16º Show Rural Coopavel, que começa hoje e termina sexta-feira no Centro Tecnológico da Cooperativa Agropecuária Coopavel. O Show Rural, considerado o maior evento tecnológico da América Latina no setor agropecuário, é uma verdadeira vitrine que mostra resultados de novas pesquisas e lançamentos de máquinas, insumos e outros produtos úteis a agricultores.

O Show Rural é também responsável pela criação de pelo menos 3,1 mil empregos temporários e pela lotação de 100% dos hotéis da cidade. Neste ano, deverão ser movimentados R$ 400 milhões em negócios e os estandes visitados por cerca de 130 mil pessoas. O coordenador do Show Rural, Rogério Rizzardi, ressalta que o evento é uma oportunidade para o agricultor conhecer os lançamentos do setor agropecuário e as novas tecnologias aplicadas na agricultura.

"O nosso objetivo é que o agricultor aproveite essa oportunidade em conhecer as novas tecnologias e depois possa aplicá-las em sua propriedade. Aqui se instalarão as principais indústrias de máquinas e equipamentos agrícolas do mundo", observa Rizzardi.

Rizzardi lembra que o Show Rural é um evento técnico voltado a difusão de tecnologias aos produtores rurais. Na edição 2004, os visitantes terão a disposição 5.076 experimentos agropecuários – no ano passado foram 5 mil e os organizadores têm limitado esse número por causa da grande procura.

Ainda segundo Rizzardi, nenhum feira na América Latina reúne tantos experimentos num mesmo evento como o da Coopavel. De acordo com os organizadores, serão realizadas centenas de palestras e exposições técnicas para os diversos setores, como avicultura, suinocultura, grãos e outras atividades agropecuárias.

Para o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, o Show Rural tem sido um instrumento capaz de mudar o perfil da agricultura na região oeste do estado, responsável por 22% da produção de grãos do Paraná. Hoje, a região detém a maior média nacional de produtividade de soja, com 3,6 mil quilos por hectare – a média nacional fica abaixo dos 3 mil quilos por hectare.

A produtividade de milho, no oeste, atinge os 8.000 quilos por hectare. Grolli diz não ter dúvida de que os resultados são frutos dos investimentos feito pelos agricultores em tecnologia, principal objeto de difusão no evento.

O presidente da Coopavel explica que o avanço tecnológico também provocou outra mudança na cultura do agricultor, que deixou de ser apenas um homem do campo, mas um empresário rural. O coordenador do Show Rural, Rogério Rizzardi, também lembra que o evento, além dos experimentos agropecuários, oferece a oportunidade de bons negócios para o produtor rural que está pensando em renovar a sua frota agrícola.

Isso porque as principais marcas mundiais de máquinas e equipamentos agrícolas estão presentes, oferecendo os novos lançamentos no mercado. Ao todo são 253 estandes espalhados pelo CTC.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.