CI

16 estados e o DF reconhecidos como áreas livres de febre aftosa

A transição de status sanitário segue critérios rigorosos definidos no plano estratégico, alinhados com as diretrizes da OMSA


Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (25), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma importante medida para o setor pecuário brasileiro. A Portaria nº 665 reconheceu nacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação diversos estados brasileiros. A medida abrange Estados como Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, entre outros, proibindo o uso de vacinas contra a febre aftosa e restringindo o movimento de animais e produtos dessas regiões para áreas que ainda praticam a vacinação no país.

De acordo com dados do Mapa, a proibição do trânsito de animais permanecerá até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) conceda reconhecimento internacional do status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação a todas as unidades federativas.

Este movimento faz parte do plano Estratégico do Plano Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), com o objetivo de tornar o Brasil totalmente livre de febre aftosa sem vacinação até 2026. A transição de status sanitário segue critérios rigorosos definidos no plano estratégico, alinhados com as diretrizes da OMSA.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.