CI

25ª Expoleite no RS busca a diversificação


Além de gado leiteiro, eqüinos e pequenos animais, mostra terá bovinos das raças Angus e Limousin.

Representantes de associações de raças que irão participar da Expoleite 2003 reuniram-se ontem, na Gadolando, em Porto Alegre. A programação, de 21 a 25 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, está praticamente fechada. A mostra deste ano busca diversificação. Além do tradicional gado leiteiro, eqüinos e pequenos animais, participam bovinos de corte. Estão confirmadas as raças Limousin e Angus. Segundo o presidente da Gadolando, Ernesto Ferreira, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) estuda a participação na mostra.

Um dos grandes eventos será a 2ª Feira de Terneiros, promovida pela Febrac, dia 22. Mais de mil animais já estão inscritos. Os organizadores trabalham com uma projeção de oferta de dez mil cabeças contra 1.907 do ano passado. Em 2002, em sua primeira edição, a Feira de Terneiros vendeu R$ 669 mil, representando 50,8% do faturamento total da 25ª Expoleite. Haverá crédito do Banrisul e Banco do Brasil. O projeto da sala de ordenha ainda não saiu do papel devido à negociação que se desenrola com a iniciativa privada.

Outra novidade da Expoleite 2003 é a participação de criadores de avestruz que farão exposição e leilão das aves. A Caprisul pretende realizar remate. Há expectativa quanto à vinda de caprinocultores de outros estados. Ferreira destacou ainda a importância das palestras técnicas sobre diversificação da atividade rural, que irão acontecer no sábado, dia 24, tendo à frente a Emater e a Secretaria de de Agricultura do Estado.

A inauguração do evento terá a presença do governador Germano Rigotto e do secretário da Agricultura, Odacir Klein. Ferreira acredita que a atual valorização do leite poderá gerar reflexos positivos na feira, num momento de preocupação das indústrias quanto à necessidade de retomada das importações pela falta do produto em algumas regiões do Rio Grande do Sul, e queda do preço do dólar. O lançamento oficial da Expoleite está marcado para 6 de maio, no Palácio Piratini.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.