CI

30 principais importadores do frango brasileiro no 1º semestre de 2014

Situação vem evoluindo de forma diferente em 2014



A ampliação do número de países relacionados (de 10 para 30) dá melhor ideia dos compradores que dão base às exportações do Brasil.

Comparativamente ao mesmo semestre do ano passado, o que muda de forma significativa na base dessa “pirâmide” é a ascensão da Venezuela à posição de quarto principal importador do produto. Nos dois anos anteriores e considerado apenas o primeiro semestre, a Venezuela ocupou a sétima posição.

Registre-se que a opção por relacionar os 30 primeiros importadores ocorreu de forma aleatória (poderia ter sido 15, 20 ou 25). Curiosamente, porém, ao analisar-se a relação, quem surgiu na última posição foi um – digamos – “país novato” para as exportações brasileiras: o México.

Iniciadas no segundo semestre de 2013, as compras do México no ano passado não chegaram a 320 toneladas – o que fez do mercado mexicano o 108º importador brasileiro (considerada a receita cambial).

Como se vê, a situação vem evoluindo de forma bem diferente em 2014, apesar de os embarques do ano terem ficado restritos ao segundo trimestre. Porém, mantida a média desses três meses neste e no próximo trimestre, o México pode ocupar posto superior ao atual.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.