CI

37ª Reunião Sul-brasileira de Pesquisa de Trigo inicia nesta terça

O evento terá a participação de representantes de universidades, centros de pesquisa, extensionistas e técnicos


Começa nesta terça-feira (22-03) em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, a 37ª edição da Reunião Sul-brasileira de Pesquisa de Trigo, com a participação de representantes de universidades, centros de pesquisa, extensionistas e técnicos integrantes de cooperativas, moinhos, sindicatos e indústrias. O primeiro dia será dedicado a palestras e na quarta e quinta-feira serão realizadas as discussões técnicas. No encontro, a Fepagro Cereais, centro da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária localizado em São Borja, vai apresentar os resultados finais do Ensaio Estadual de Cultivares de Trigo da safra 2004.

O trabalho é um esforço da instituição e de mais cinco entidades parceiras – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Embrapa Trigo, Fundacep/ Fecotrigo, OR Melhoramento de Sementes e Cooper Giruá – em avaliar o desempenho de cultivares disponibilizadas pelo mercado em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. São verificados os graus de produtividade, adaptabilidade e estabilidade, entre outras características. As informações resultantes desse estudo, realizado anualmente, é utilizado nas projeções para a próxima safra, cujo plantio inicia em maio.

Segundo o coordenador do Ensaio Estadual Ricardo Lima de Castro, houve uma queda da produtividade média em relação à safra anterior. Em 2004, o índice ficou 3.370 quilos por hectare, enquanto em 2003 atingiu a marca de 3.706 quilos por hectare. Contudo, o agrônomo aponta que a produtividade obtida é a segundo melhor média desde 1999, quando era de 2.270 quilos por hectare. O ensaio testou 35 cultivares. As informações são da assessoria de imprensa do evento.

- O telefone para obter maiores informações é (55) 3322-7900.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.