CI

4 bilhões de árvores devem ser plantadas para reverter desmatamento

Plataforma de reflorestamento facilita que pessoas e empresas ajam contra mudanças climáticas


A cada minuto, uma área florestal equivalente a 36 campos de futebol é destruída. Em um ano, isso representa mais de 13 milhões de hectares perdidos, uma área semelhante ao tamanho da Grécia ou da Nicarágua. As consequências são duplamente negativas para o nosso planeta: aproximadamente 17% das emissões de CO2, um dos maiores responsáveis pelas mudanças climáticas, são produtos do desmatamento.

Globalmente, a perda de florestas tem mais impacto nas emissões de efeito estufa do que todo o setor de transportes. Por outro lado, as árvores agem como pulmões do planeta, absorvendo CO2 da atmosfera, retendo carbono e liberando oxigênio. Um ser humano emite uma média de 9 toneladas de CO2 por ano e uma única árvore é capaz de limpar até 250 kg desse CO2 durante sua vida útil. É por isso que, com cada árvore destruída, não estamos apenas emitindo mais CO2 na atmosfera, mas também agravando a situação, suprimindo um dos nossos maiores aliados na luta contra as mudanças climáticas.

Uma plataforma que já plantou 5 milhões de árvores para combater as mudanças climáticas

A Tree-Nation, a plataforma de reflorestamento com o maior número de projetos de plantio e 5 milhões de árvores plantadas em 4 continentes, foi fundada com o objetivo de combater as mudanças climáticas. A proposta internacional da Tree-Nation de plantar árvores e compensar o CO2 emitido na atmosfera se destaca por reunir iniciativas de reflorestamento em todo o mundo em uma única plataforma, facilitando a participação de cidadãos, empresas e plantadores. Atualmente, possui 70 projetos de plantações localizados em 33 países, nos quais mais de 118.000 cidadãos e 1.500 empresas já participaram e continuam a crescer graças à colaboração da população para reflorestar a superfície terrestre.

“Não podemos vencer a luta contra as mudanças climáticas sem parar o desmatamento. Precisamos plantar 4 bilhões de árvores por ano, nos próximos 10 anos, apenas para reverter o desmatamento que causamos na última década”, diz Maxime Renaudin, fundador e diretor da Tree-Nation. “As árvores são 100 vezes mais baratas que a outra solução descoberta até hoje para armazenar CO2. Além da retenção de carbono e liberação de oxigênio na atmosfera, as árvores oferecem muitos outros benefícios ambientais e sociais e, mais importante, são um recurso natural que cresce por si só e não requer a exploração de outros recursos para sua produção”, aponta Renaudin.

A Tree-Nation, com sede em Barcelona, usa sua própria tecnologia para facilitar o plantio de árvores e o reflorestamento do planeta. A plataforma tem mais de 300 espécies de árvores disponíveis, possibilitando que pessoas e empresas participem de projetos de reflorestamento em todo o mundo. A cada árvore plantada também é atribuída uma URL, que permite o monitoramento diário de seu crescimento ou seus níveis de compensação de CO2, entre outros dados, além da possibilidade de presentear outra pessoa se desejado. A plataforma também oferece às empresas uma ferramenta para vincular o plantio de árvores com seus objetivos de desempenho, vendas ou serviço, como parte de iniciativas de marketing ou sustentabilidade.

“As árvores abordam alguns dos problemas mais perigosos que nossa geração enfrenta: poluição, extinção de espécies, mudança climática, desertificação, desmatamento, inundação, pobreza, desnutrição e até vírus mortais. Para muitos desses problemas, plantar árvores é uma parte crítica da solução e nós, como indivíduos ou empresas, podemos colocar nosso grão de areia na luta por um futuro mais sustentável”, afirma Maxime Renaudin.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.