CI

5 erros mais comuns na horta que prejudicam seus cultivos

Está iniciando um canteiro de hortaliças? Confira agora os principais erros que comprometem os seus cultivos


Foto: Seane Lennon

Nada melhor do que ter em casa, à sua disposição temperos e hortaliças direto do seu canteiro. Mas, para haver sucesso no crescimento dos cultivos, é essencial proporcionar todos os cuidados para um bom desenvolvimento do plantio. Entretanto, existem alguns erros mais comuns na horta que podem prejudicar o rendimento das hortaliças, assim, é essencial saber quais são e como evitá-los.

1. Local incorreto para a horta

O primeiro erro que pode inferir negativamente no desenvolvimento das suas hortaliças é a escolha incorreta do local. Independente se o seu canteiro estará em quintais ou em apartamentos, é fundamental manter a horta em ambientes em que haja a exposição direta da luz solar e seja arejado.

Para a maioria das hortícolas, a iluminação plena é essencial para uma colheita de sucesso, assim, deve-se haver um contato direto com o sol por, pelo menos 5 horas diárias. Logo, caso você more em apartamentos, coloque os vasos ou as jardineiras junto às janelas, ou na varanda. 

2. Erros na irrigação 

O excesso ou a falta de água também podem colocar por água abaixo os seus cultivos. Assim, no caso das mudas, recomenda-se utilizar um borrifador para aguá-las, evitando o encharque completo do solo e, quando estiverem com tamanho médio de 10 cm, você já poderá utilizar um regador comum. Quanto à quantidade de água, vai depender de muitos fatores como clima e região, mas, de uma forma geral, o substrato da horta deve estar sempre úmido, porém, não encharcado.  

3. Preparo incorreto do substrato

Outro ponto que favorece o encharque do solo é o preparo incorreto do substrato, prejudicando diretamente as hortaliças. Assim, substratos densos, compactos, inférteis e sem conteúdo orgânico impossibilitarão até mesmo a germinação das sementes ou crescimento das mudas. Portanto, é ideal que o substrato seja leve, aerado, com boa drenagem, fértil e com om aporte de conteúdo orgânico. Embora existam muitos tipos de substrato, uma mistura universal que funciona sempre  para a maioria dos cultivos é apostar na mistura de terra comum, terra vegetal e algum adubo orgânico como o húmus.  

4. Preparo incorreto do vaso

Em caso do plantio das culturas em vaso ou jardineiras, alguns erros também são cometidos, que igualmente levam ao acúmulo de água nas raízes. Nesse sentido, é essencial que esses possuam perfurações em sua base, de modo que haja o escoamento da água resultante do processo de irrigação. Não apenas, deve também conter a camada de drenagem, feita a partir da utilização de argila expandida ou britas de jardim. Camada essa que, por muitas vezes, não é feita, prejudicando a drenagem da água. 

5. Erros na semeadura 

Por fim, finalizando a lista de erros mais comuns na horta, está o manejo incorreto da semeadura. Assim,  evite colocar mais que 3 sementes em cada cova. Para a maioria dos cultivos, elas necessitam de espaço para seu desenvolvimento. Entretanto, para as plantas que nascem em “maços”’, como a cebolinha e o coentro, o Agro e Jardim indica colocar 8 sementes por cova. Além disso, muitos realizam a semeadura profundamente, fazendo com que as sementes não tenham força para brotas. Portanto, para corrigir esse erro, acomode-as bem próximas à superfície, cerca de 0,5 cm de profundidade. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.