CI

60% das variedades de café podem ser extintas

"É um dos grupos de plantas mais em perigo de extinção"


Um estudo realizado por cientistas do Kew Royal Botanic Gardens, na Grã-Bretanha, afirmou que três das cinco espécies de café selvagem estão em risco de extinção, já que uma mistura mortal de mudanças climáticas, doenças e desmatamento compromete o futuro da bebida favorita do mundo. O estudo usou as mais recentes técnicas de modelagem computacional e pesquisa de campo para prever como as 124 variedades de café classificadas como ameaçadas de extinção poderiam evoluir à medida que o planeta continuasse a aquecer. 

De acordo com Aaron Davis, diretor de pesquisa do Kew, cerca de 75 espécies de café foram avaliadas como ameaçadas de extinção, sendo que 13 foram classificadas como criticamente ameaçadas, 40 como ameaçadas de extinção, incluindo café de arábica, e 22 como vulneráveis. Sendo assim, ele explica que o índice é pior do que eles imaginavam. 

"Em geral, o fato de o risco de extinção em todas as espécies de café ser tão alto, quase 60%, está bem acima do risco normal de extinção das plantas. É um dos grupos de plantas mais em perigo de extinção. Caso contrário, não é surpreendente porque muitas espécies são difíceis de encontrar, elas crescem em áreas restritas, algumas têm uma população do tamanho de um campo de futebol”, comenta. 

Atualmente, a produção global de café é baseada em apenas duas espécies, Arábica e Robusta. O arábica, valorizado por sua acidez e sabor, representa aproximadamente 60% de todo o café vendido no mundo e existe na natureza apenas na Etiópia e no Sudão do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.