CI

82ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio ocorre em Alegrete

Entre os dias 15 e 16/9, o município de Alegrete sediará a 82ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio


Entre os dias 15 e 16/9, o município de Alegrete sediará a 82ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio. O encontro será dividido em duas etapas: na quinta-feira (15), das 8h às 17h, será realizado o Dia de Campo com os participantes em três fazendas locais. Na sexta-feira (16), a programação estará centrada no seminário "Para onde irão os novilhos", que contará com sete palestras, das 8h às 17h.

As visitações do Dia de Campo iniciam às 8h, na Fazenda São Manoel, localidade de Serro da Sepultura. Às 10h, a ação segue para a Fazenda Sina-Sina, da localidade de Inhanduí. A última visita ocorrerá a partir das 15h na Fazenda Querência, localidade de Pai Passo.

Na sexta-feira (16/9), acontece o Seminário no restaurante do Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, com cadastramento a partir das 8h e abertura oficial às 8h30min. De acordo com Umberto Moraes, coordenador de Formação Profissional do SENAR-RS, a proposta do fórum é "levar ao conhecimento dos pecuaristas como os novilhos de corte do RS devem ser produzidos para atender as inúmeras plantas frigoríficas que abastecem os mercados interno e externo".

A primeira palestra da programação inicia às 9h, com o tema "Estoque bovino, produção e constituição da carne gaúcha", proferida pelo professor José Fernando Piva Lobato, do Departamento de Zootecnia da UFRGS. Às 10h20, Dr. Danilo Sant’anna, da Embrapa Pecuária Sul, abordará o "Planejamento forrageiro para recria e terminação de novilhos". O último encontro da manhã, às 11h10, irá tratar a "Suplementação na recria de novilhos", com participação do professor Alvaro Simeone, da Faculdade de Agronomia da Universidad de la Republica (Uruguai).

Retomando a programação, às 13h30, o médico veterinário e técnico do SENAR-RS Pedro Faraco ministra a palestra sobre "Programa Boas Práticas Agropecuárias para Bovinos de Corte (BPA)". Às 14h, Dr. Leonir Pascoal, do Frigorífico Silva, aborda o tema "Novilhos com qualidade: mercados, perdas e preços ao produtor". Discutindo a questão "Mercados nacional e internacional para a carne gaúcha", Luís Roberto Firmino da Silva, do Frigorífico Marfrig, palestrará às 14h50. A última palestra do dia acontece às 16h e fica por conta de Antonio Jorge Camardelli, da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, com o título "Atualizando Mercados". O encerramento da programação ocorrerá às 17h.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.casaruralrs.com.br ou pelo telefone (51) 3221 6460. A 82ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio é uma realização do SENAR-RS, com promoção da Farsul e Casa Rural e conta com o apoio da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Bagé e Departamento de Zootecnia da UFRGS.

Programação

15/08 - Dia de Campo
8h - Fazenda São Manoel (Estrada ALE 174, Cerro da Sepultura, 7º distrito, Guassu-boi / Alegrete-RS)
10h - Fazenda Sina-Sina (5º distrito, Inhanduí / Alegrete-RS)
13h - Almoço na Fazenda Sina-Sina
15h - Fazenda Querência (3º distrito, Pai Passo / Quaraí-RS)
17h - Encerramento

16/08 - Seminário Para onde irão os novilhos? (Restaurante do Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles - Alegrete/RS)

8h - Credenciamento
8h30 - Abertura oficial
9h - "Estoque bovino, produção e constituição da carne gaúcha", com José Fernando Piva Lobato
10h - Intervalo
10h20 - "Planejamento forrageiro para recria e terminação de novilhos", com Danilo Sant’anna
11h10 - "Suplementação na recria de novilhos", com Alvaro Simeone
12h15 - Almoço
13h30 - "Programa Boas Práticas Agropecuárias para Bovinos de Corte (BPA)", com Pedro Faraco
14h - "Novilhos com qualidade: mercados, perdas e preços ao produtor", com Leonir Pascoal
14h50 - "Mercados nacional e internacional para a carne gaúcha", com Luís Roberto Firmino da Silva
15h40 - Intervalo
16h - "Atualizando mercados", com Antonio Jorge Camardelli
17h - Encerramento

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.