CI

99,51% dos bovídeos com até 24 meses foram vacinados contra febre aftosa em São Paulo

O rebanho bovídeo paulista declarado no relatório registra um total de 10.724.528 cabeças


O Estado de São Paulo registrou o índice de 99,51% dos bovídeos vacinados contra a febre aftosa, na segunda etapa da campanha de 2018 realizada durante o mês de novembro pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, envolvendo a vacinação de bovídeos (bovinos e bubalinos) com zero a 24 meses de idade.

Dados do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), divulgados pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, que coordena a campanha mostram que o total de bovídeos na faixa etária com vacinação obrigatória era de 4.413.263 cabeças. Deste total, 4.391.708, ou seja, 99,51% foram vacinados e declarados ao sistema dentro do prazo legal (07/12).

Durante a campanha, os técnicos da Defesa Agropecuária fiscalizaram e assistiram a vacinação em um total de 847 propriedades, acompanhando a vacinação de 34.474 bovídeos.

Os criadores que deixaram de vacinar, ou deixaram de informar, foram notificados pelo órgão oficial de Defesa Agropecuária.  A autuação pelo descumprimento da legislação é de 5 Ufesps por cabeça por deixar de vacinar, e 3 Ufesps por cabeça por deixar de comunicar. O valor da Ufesp - Unidade Fiscal do Estado de São Paulo para 2019 é de 26,53 reais.

Inversão do calendário

Em 2018 o calendário de vacinação contra a febre aftosa foi invertido no estado de São Paulo para uniformizar com calendário dos demais estados da federação, com vistas à retirada da vacinação contra a febre aftosa em 2021. Na primeira etapa da campanha, realizada durante o mês de maio, foram vacinados todos os animais do rebanho, bovinos e bubalinos, independente da idade. Na segunda etapa, realizada em novembro, somente bovídeos com zero a 24 meses receberam a vacina.

O rebanho bovídeo paulista declarado no relatório registra um total de 10.724.528 cabeças, em 108.243 propriedades rurais.

Na relação abaixo, o quantitativo de bovídeos em cada regional de Defesa Agropecuária  envolvidos na etapa de vacinação contra a febre aftosa em novembro de 2018; o número de animais vacinados; e o índice de imunização.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.