CI

A capacidade de compra do ovo em relação aos preços do milho

Poder aquisitivo do ovo em relação ao milho subiu ligeiramente


Campinas - Com uma melhor adequação da oferta a partir de fevereiro e, a seguir, a chegada do período de Quaresma em março, o poder aquisitivo do ovo em relação ao milho subiu ligeiramente quando comparado ao que havia sido registrado em janeiro. Mesmo assim continua um dos mais baixos de todos os tempos.


Análises envolvendo o período março de 2008 a março de 2011 mostram que, três anos atrás, quando o setor também enfrentou problemas no abastecimento de milho, uma caixa de ovos adquiria perto de 1,7 saca de milho. No ano seguinte, mesmo mês, o poder aquisitivo do ovo foi cerca de 18% maior, uma caixa de ovos adquirindo quase duas sacas de milho – não tanto porque houvesse sensível redução nos preços do milho, mas porque a Quaresma elevou significativamente os preços do ovo.

Um ano depois (março de 2010), a capacidade aquisitiva do ovo foi um pouco menor que a do ano anterior (queda de 4,2%). Mas o pior resultado em se tratando de um mês de março, ocorreu no mês passado, ocasião em que uma caixa de ovos adquiriu não mais que 1,19 saca de milho, isto é, um valor 36,6% inferior ao de março de 2010. Isso, a despeito de o ovo ter se valorizado cerca de 20% em um ano.


Em março último o produtor necessitou de um volume quase 60% maior de ovos para ter acesso à mesma quantidade de milho adquirida um ano antes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.