CI

A importância do uso de fungicidas no algodoeiro

Orkestra® SC protege o algodão contra ramularia e mancha alvo


Foto: Divulgação

Os ganhos de produtividade e qualidade superior na cultura do algodão estão diretamente relacionados às boas práticas agrícolas no manejo das lavouras, principalmente para evitar os prejuízos causados por doenças fúngicas. Problemas como a ramularia e a mancha alvo, cada vez mais presentes na cotonicultura brasileira, podem gerar perdas gigantes no desempenho das plantas e na qualidade das fibras e, por consequência, na rentabilidade do agricultor e de toda a cadeia. Pior, sem o cuidado adequado, comprometem até a safra seguinte. É por isso que a correta utilização de fungicidas tem importância tão grande para os produtores de algodão, desde a escolha certa dos defensivos até sua aplicação de forma eficiente. 

A ramularia, por exemplo, causada pelo fungo Ramularia areola, se tornou uma das principais doenças das lavouras de algodão e já está espalhada por todas as áreas produtoras da cultura no Cerrado. Considerando-se que lá está a maior parte da produção nacional, fica ainda mais evidente a relevância desse problema. Quando presente no algodoeiro, a ramularia causa lesões nos dois lados das folhas, impedindo que a planta cresça adequadamente. 

O quadro é parecido, e altamente desafiador, no caso da mancha alvo, causada pelo fungo Corynespora cassiicola. A doença também provoca sérias lesões nas folhas do algodoeiro, o que resulta na desfolha precoce e interfere na evolução da planta. As perdas econômicas são significativas e inevitáveis. 

Outro fator comum entre a ramularia e a mancha-alvo é a facilidade de dispersão na lavoura, tendo o vento como principal fator de disseminação do patógeno. Os fungos podem permanecer na palhada, de uma safra para outra, dificultando o controle, sendo fonte de inoculo para os cultivos de sucessão. Para impedir esse fenômeno, o produtor tem de cuidar muito bem da limpeza da área a ser plantada.

Nas duas situações, faz toda a diferença a utilização eficiente de fungicidas, o que envolve desde a escolha adequada dos produtos até sua correta aplicação, nos períodos indicados pelos fabricantes. A seleção dos defensivos deve levar em consideração o uso de diferentes mecanismos de ação, para mitigar casos de resistência das doenças aos fungicidas. A pulverização precisa alcançar todas as partes das plantas que necessitam ser protegidas, como os dois lados das folhas. É imprescindível seguir rigorosamente todas as recomendações dos fabricantes em relação a dosagem, volume de calda, intervalos entre aplicação, para que se obtenha o melhor desempenho na proteção. 

Como empresa parceira dos agricultores, e que é movida pela busca de inovações tecnológicas, a BASF oferece uma série de soluções para que os cotonicultores possam proteger suas lavouras. Um exemplo é o fungicida Orkestra® SC, que apresenta duplo mecanismo de ação e não causa injúrias às plantas. O produto é registrado para uso em mais de 50 alvos de diferentes culturas e países. Mais do que oferecer essa eficiente ferramenta de proteção da lavoura, a BASF coloca à disposição dos produtores uma equipe técnica altamente capacitada para orientá-los sobre como implementar a melhor estratégia de manejo sanitário da plantação, combinando o Orkestra® SC a outras soluções de seu portfólio. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.