A recuperação de áreas degradadas melhora a qualidade da terra e é um ato de consciência ambiental/RO

Agronegócio

A recuperação de áreas degradadas melhora a qualidade da terra e é um ato de consciência ambiental/RO

Por:
220 acessos

O departamento de banco de sementes de Ariquemes passou por uma grande reforma. Onde antes existia apenas uma câmara fria para manter o poder de germinação das sementes, a realidade agora é outra.

A nova estrutura conta com viveiros com capacidade de produzir uma média de 60 mil mudas, alem de um galpão onde é realizada a secagem das sementes. Existe também uma caminhonete disponível para realizar a coleta das sementes, onde o pessoal se desloca para reservas particulares ou estaduais como a do Rio Preto.

O objetivo do banco de sementes é fomentar não só os agricultores, mas toda a população sobre a importância da recomposição de mananciais, matas ciliares. Conscientizar a todos quanto ao reflorestamento.

Plantas nativas

As sementes variam entre Teca, Açaí, Buritis, Garapa, Pinho Cuiabano, Piquiara, entre outras. Todas essas sementes estão à disposição dos agricultores, basta ir ao posto da sedam de Ariquemes, e lá será preenchido um termo de doação. Algumas mudas também são oferecidas.

Hoje a sedam de Ariquemes tem um estoque de 1.500 quilos de sementes, o equivalente a mais de três milhões de sementes. E para fazer a distribuição de todas essas sementes, a sedam está à disposição de todas as prefeituras do estado que se interessarem em fazer viveiros de mudas, nessa parceria à prefeitura entra com a estrutura e a mão de obra, e a sedam entra com as sementes e todo o acompanhamento técnico necessário. A distribuição das mudas ficará a critério das prefeituras.

O banco de sementes da sedam de Ariquemes possui matéria prima o suficiente para atender todo o estado, portanto qualquer escritório, ou prefeitura que queira construir viveiros de mudas é só entrar em contato com o escritório de Ariquemes.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink