CI

A Região de Campinas e Jundiaí já pode produzir uvas sem sementes



Não será por falta de aporte tecnológico que os produtores de Campinas, Jundiaí e região deixarão de produzir uvas finas de mesa sem sementes.

A Embrapa Transferência de Tecnologia, através do Escritório de Negócios de Campinas (SP) e a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS) unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, junto com o Sindicato Rural de Campinas e o SAI/Sebrae, programaram um Seminário Técnico para apresentar as cultivares de uvas sem sementes da Embrapa, no dia 03 de março de 2005 em Indaiatuba (SP).

O evento contará com a presença de pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho que irão proferir palestra sobre o manejo das cultivares de uvas sem sementes. O movimento do mercado de uvas finas de mesa no Brasil será discutido com o suporte de um técnico da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), o maior entreposto de comercialização de produtos hortifrutigranjeiros do país.

As uvas sem sementes da Embrapa, denominadas BRS Clara, BRS Linda e BRS Morena, tem sido apresentadas aos produtores de várias regiões do Brasil, após um trabalho de validação desenvolvido em parceria com cooperativas, associações e viticultores .

As cultivares foram desenvolvidas por meio de melhoramento genético tradicional, sem a utilização de técnicas de transgênia e são resultado de sete anos de pesquisas de laboratório e de campo.

As variedades BRS Linda e BRS Clara são de uva branca enquanto a BRS Morena é de uva tinta. As três são recomendadas para consumo in natura e comercialização tanto no mercado interno, quanto no externo.

A validação destas cultivares de uva já foi realizada com sucesso em Jales (SP), Pirapora (MG), Marialva (PR), Petrolina (PE) e Pelotas (RS), agora, chegou a vez dos produtores da região vitícola de Campinas e Jundiaí, conhecer as variedades de uvas sem sementes da Embrapa.

Características das Cultivares

A BRS Clara é uma cultivar vigorosa e fértil, obtida através de cruzamento entre as uvas 154-147 x Centennial Seedless (1998). Destaca-se pelo sabor moscatel (suave e agradável), pela coloração verde-amarelada e pela textura crocante da polpa. Possui produtividade elevada (30 ton/ha/ano) e os cachos apresentam boa conformação, sendo naturalmente cheios, de tamanho médio a grande.

A BRS Linda é uma cultivar vigorosa que mostrou ótima adaptação nas regiões onde foi testada. Foi obtida por meio de cruzamento entre as uvas 154-90 x Saturn (1998). Ela tem coloração verde e fertilidade alta, podendo produzir dois cachos por ramo, o equivalente a 47 ton/ha.

O cacho atinge facilmente de 450 a 600g a polpa é firme e crocante e seu sabor é neutro. Ela tem a preferência de certos mercados externos como a Grã-Bretanha e é bem aceita pelo consumidor brasileiro que, normalmente, prefere frutas menos ácidas. O equilíbrio entre sua acidez e o baixo nível de açúcar permitem a caracterização desta variedade como uma uva light ou diet, para efeito comercial.

A BRS Morena, por sua vez, é uma cultivar precoce, com alta fertilidade (dois cachos por ramo, de tamanho médio a grande), vigor moderado e produtividade na ordem de 20 a 25 ton/ha. Foi obtida a partir do cruzamento entre as uvas Marroo Seedless x Centennial Seedless (1998). Possui ótimo sabor, com equilíbrio entre açúcar e acidez e polpa com textura firme e crocante.

O Seminário Técnico sobre as uvas sem sementes será na Igreja da Videira, Rod. José Boldrini sentido Itupeva na altura do n° 4.440 em Indaiatuba (SP) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e do Sindicato Rural de Indaiatuba além da Agroin e tem o patrocínio da Yamar, Rigesa e Compo.

O público alvo deste seminário são técnicos e produtores dos municípios de Campinas, Jundiaí, Indaiatuba, Louveira, Monte Mor, Elias Fausto e municípios vizinhos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.