A tecnologia a favor da sucessão familiar no agronegócio
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
Agronegócio

A tecnologia a favor da sucessão familiar no agronegócio

Recursos tecnológicos têm contribuído para que as novas gerações permaneçam no campo tocando o negócio da família
Por:

O processo de sucessão familiar continua sendo uma grande preocupação para o agronegócio. De acordo com uma estimativa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), cerca de 40 por cento dos produtores rurais deverão deixar de atuar nas atividades até 2030. Já o último Censo Agropecuário mostra que um, a cada quatro produtor rural tem mais de 65 anos.

Diante desse cenário sempre fica a dúvida: quem vai tocar a propriedade no futuro? Passar os negócios de uma geração para outra acaba sendo um desafio. Um dos motivos que leva ao problema, é que muitas vezes, os filhos dos produtores não se sentem motivados com o negócio da família e acabam se mudando para as grandes cidades, em busca de um caminho diferente. 

Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revelam que apenas 30% das empresas familiares chegam na segunda geração, e só 5% conseguem resistir até a terceira. Mas como mudar essa situação e aproximar os filhos do negócio? A resposta é simples: através da tecnologia!

O trabalho rural vem se modificando nos últimos anos e fica cada vez mais evidente essa necessidade. É preciso que o campo seja bem mais do que um local de investimento, mas sim, também um lugar de pesquisa e adesão a novas tecnologias.

“E é exatamente os diversos recursos tecnológicos, que vão desde um software de gestão da propriedade, até o uso de inteligência artificial e monitoramento via satélite, que tanto facilitam a concessão de crédito, que vão manter os jovens no campo. Eles tornam o negócio da família mais atraente, facilitando a temida sucessão familiar”, conta João Paulo Torres, CEO e especialista de mercado da TerraMagna, agfintech que facilita a concessão de crédito no agronegócio.

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.