A Vitamina C e os Peixes


Agronegócio

A Vitamina C e os Peixes

Por:
3494 acessos

A Vitamina C na Ração

É importante que as rações completas sejam bem balanceadas, fornecendo todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento dos animais. Os produtos Socil são preparadas para que os animais tenham o máximo desempenho nos diversos sistemas de criação.

Neste sentido, estamos elevando o valor de vitamina C em 100 mg. / kg para os produtos Fish Plus Alevinos, Fish Plus Crescimento Engorda e Fish Plus PP 24.

Não podemos esquecer também que nas rações para peixes Socil é utilizada fonte de vitamina C fosfatada, com estabilidade superior a 90 % nas diversas fases da produção das rações (principalmente mistura e processamento) e no armazenamento. Isto porque o ácido ascórbico livre (não fosfatado) é destruído rapidamente na presença de pequenas quantidades de umidade e alta temperatura, podendo haver até 100 % de perda deste produto.

A modificação visa aumentar ainda mais a resistência dos peixes as doenças e ao estresse, promovendo crescimento e sobrevivência adequados.

A Vitamina C e os Peixes

As vitaminas são compostos orgânicos, de composição química muito variável que os peixes no geral não conseguem sintetizar e que por isso devem ser fornecidas através da alimentação.

A vitamina C ou ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel (solúvel em água) que desempenha diversas funções no organismo dos peixes. Ela é encontrada principalmente em folhas e frutos, e os ingredientes que compõe as rações normalmente não contém vitamina C, sendo necessária a inclusão de fontes sintéticas na formulação.

- Deficiências de Vitamina C nos Peixes :

A deficiência de vitamina C traz uma série de problemas para os peixes, conhecidas como "doenças nutricionais". Entre elas podemos citar: má formação óssea e muscular (escoliose, lordose, etc), hemorragia (sangramento) interna e externa (olhos, pele, brânquias), deficiência na cicatrização, redução na quantidade de ovos por fêmea, destruição de nadadeiras, natação errática (sem direção), olhos saltados, perda de equilíbrio, encurtamento do opérculo (que protege as brânquias), degeneração muscular, acúmulo de gordura no fígado e principalmente aumento de mortalidade e redução no crescimento.

- Funções e Benefícios da Vitamina C para os Peixes :

A vitamina C é um imunoestimulador: aumenta a resistência e imunidade dos animais as doenças e ao estresse (transporte, manuseio, alterações climáticas, alta densidade, etc). Mantém a estrutura, o funcionamento e longevidade das células de defesa do organismo (imunológicas), que utilizam compostos altamente reativos para ajudar a invadir células patogênicas (vírus e bactérias). A ação antioxidante da vitamina C ajuda a proteger as células do corpo ao dano que estes compostos podem causar.

Tem ação estimulante na produção de anticorpos (a concentração de ácido ascórbico nas células de defesa do corpo é aproximadamente 150 vezes a concentração no plasma sanguíneo).

A vitamina C é também essencial na manutenção de diversas funções corporais, na formação dos tecidos do corpo, crescimento ósseo, formação de colágeno (células de ligação dos tecidos), cicatrização e até aumenta a resistência a intoxicação por cobre, nitrito e alguns pesticidas organoclorados.

Desta forma, a vitamina C aumenta o crescimento dos peixes e sua eficiência alimentar, pois influencia diretamente o bom funcionamento do corpo.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink