CI

ABAG cria Comitê de Financiamento do Agronegócio

Representantes de instituições financeiras e entidades discutem questões de crédito


Representantes de instituições financeiras e entidades discutem questões de crédito

Um dos grandes desafios da política agrícola nacional é dar acesso aos agricultores a novos financiamentos. As operações de crédito rural não tem alcançado a meta proposta pelo Plano Agrícola e Pecuário (PAP) dos últimos anos. Agora, apesar do PAP 2010/11 colocar R$ 123 bilhões (sendo 107 bilhões para agricultura comercial e 16 bilhões para familiar) como valor orçado para aplicação, nada garante definitivamente a sua execução.

Com claros sinais de esgotamento do modelo de crédito rural implantado há mais de quatro décadas, a apreensão dos produtores e de todas as cadeias produtivas é cada vez maior com relação aos títulos de financiamento disponíveis para operações. Com o objetivo de estudar o potencial da utilização e o aprimoramento destes títulos, com vista à maior difusão dos seus benefícios para o produtor rural, a ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio reuniu diversos elos das cadeias produtivas e criou o Comitê de Financiamento do Agronegócio.

Temas como Central de risco, Sistema Nacional de Crédito Rural, Sistema Privado e Seguro foram destaques nos primeiros encontros do Comitê, que reúne os mais renomados executivos do mercado financeiro e do agronegócio. “Com a área agrícola estabilizada há cinco anos, a ABAG entende que não há outra forma para crescer se não forem sanados os problemas que impedem a ampliação do crédito rural. O caminho encontrado pela entidade foi a criação de um Comitê para elaborar propostas concretas que serão dirigidas ao Executivo e ao Legislativo”, explica Carlo Lovatelli, Presidente da entidade.

Os participantes formam um quadro multidisciplinar bastante diversificado, composto por executivos de primeira linha das áreas de seguros, financeira, de insumos, bem como dirigentes de entidades de peso. “Para fazer mais do que estamos fazendo é uma questão de detalhes, faltam algumas peças e falta um grupo que consiga juntar todas as pontas para levar ao governo uma proposta bastante consistente”, diz o presidente do Comitê, Alexandre Figliolino, Diretor do Itaú BBA e da ABAG.

A próxima reunião do grupo acontece no dia 21 de junho, na sede do Itaú BBA. O encontro terá a participação do Secretário Nacional de Política Agrícola, José Carlos Vaz, que apresentará as mudanças previstas no Manual de Crédito Rural já para a safra 2011/12.

As informações são da assessoria de imprensa da Abag – Associação Brasileira do Agronegócio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.