CI

ABCZ bate recorde mundial de preparo de carne

A panela pesava mais de 1300 kg


Cerca de 10 mil pessoas presenciaram  20  chefes de cozinha de todo o país  preparando 4.778 quilos de carne zebu de uma única vez e na mesma panela.  Os cortes usados foram  acém e coxão duro. O recorde mundial, documentado no o Guinness Book, o Livro dos Recordes, foi batido durante a 85ª edição da ExpoZebu, em Uberaba/MG. A panela também chamou a atenção. Pesando mais de 1.300 quilos foi produzida sob medida em uma indústria metalúrgica. Com mais de 3,5 m de diâmetro e 1 m de altura, tem capacidade para 9,6 mil litros.

Para atingir a marca o preparo começou ainda na madrugada. “Nós iniciamos os preparativos à meia-noite. Às 2h já acendi o fogo e a partir daí não paramos mais. O trabalho foi enorme, imagine você fazer um guisado na sua casa para quatro pessoas e aqui nós fizemos para 10 mil”, explica o chefe Allan Vila, responsável pela receita.

O organizador do evento, Cristiano Botelho, também comentou sobre o processo de preparação. “Tudo foi bastante dificultoso, desde o pré-preparo, como temperar essa quantidade de carne e colocar os vegetais. Para conseguirmos misturar tudo, foi preciso uma força física muito grande. Fiquei bem ansioso, mas no final deu tudo certo!”, comemora.

Todo o preparo foi acompanhado de perto pela adjudicadora do Guinness Book, Raquel Assis. “Era necessário que a maior parte dos ingredientes fosse de carne e molho e a consistência não podia ser como uma sopa.  Eles seguiram todas as proporções que são feitas num cozido regular e bateram o recorde. Hoje mesmo a gente faz a apresentação do certificado e ainda nesta semana o resultado entra em nossa base de dados”, explica.

O recorde anterior era de 4.770 quilos e havia sido registrado nos Emirados Árabes, em dezembro do ano passado. Depois da aprovação no Guinness, parte da “Zebuiada” foi doada para mais de 30 instituições de Uberaba. O público também pode consumir o prato.

O dinheiro arrecadado com o evento foi doado ao grupo de Combate ao Câncer (Vencer) e à Organização dos Amigos Solidários à Infância e à Saúde (Oasis), ambos de Uberaba (MG), além do Hospital de Amor de Barretos (SP).
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.