Abelhas sem pólen aceleram floração mordendo folhas

Imagem: Pixabay

DESCOBERTA

Abelhas sem pólen aceleram floração mordendo folhas

Pesquisa foi feita na Suíça
Por: -Leonardo Gottems
0 acessos

Estima-se que existam três espécies de abelhas que usam suas peças bucais para fazer pequenos cortes na folhagem das plantas, de acordo com o que foi publicado na revista Science. As mordidas de folhas se tornam mais comuns se houver escassez de pólen, de acordo com o ecologista químico e também entomologista da ETH Zurich, Mark Mescher. 

Experimentos indicam que as plantas de tomate e mostarda picadas pelas abelhas de Bombus terrestris floresceram antes das plantas não mordidas por dias ou até semanas. Para as abelhas, acredita-se, acelerar os tempos de floração pode ser um salva-vidas. No início da primavera, ao tentar encontrar colônias, as abelhas dependem do pólen das flores como fonte de proteína para criar seus filhotes, indicam. 

Nesse cenário, Foteini Paschalidou, ecologista do Instituto Nacional Francês de Pesquisa Agrícola em Versalhes-Grignon, foi a primeira da equipe a perceber o comportamento. Ela estava trabalhando em outro projeto com as mesmas abelhas B. terrestris enjauladas. 

Testando a ligação entre falta de pólen e picadas de folhas, os pesquisadores testaram em abelhas enjauladas.” Depois de três dias sem pólen, as abelhas apanhadas com plantas não floridas eram mais propensas a abrir buracos na folhagem do que um grupo de abelhas zumbindo através de flores abundantes”, completa. Quando os pesquisadores trocaram as situações das abelhas, os insetos agora presos sem flores começaram a roer as folhas. 

Os testes realizados no telhado do laboratório com abelhas que vieram procurar flores em plantadores de telhados e em outros lugares também encontraram uma ligação entre a escassez de pólen e o aumento da picada das folhas, relataram os pesquisadores. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink