CI

Abelhas também enfrentam pandemia nos EUA 

Infecção é registrada nos EUA


Foto: Pixabay

Pesquisadores da Universidade do Colorado descobriram que há evidências crescentes de que outra "pandemia", como a chamam, tem infectado abelhas em todo o mundo nas últimas duas décadas e está se espalhando, um patógeno fúngico conhecido como Nosema. 

No entanto, embora tenha sido documentado na Europa, Canadá e até mesmo no Quênia, essa infecção foi registrada quase exclusivamente na abelha europeia, o polinizador comercial reconhecível. Suas descobertas, publicadas na PLOS Pathogens, revelam que quase nada se sabe sobre o impacto desse patógeno nas abelhas nativas e solitárias, que constituem a maioria das cerca de 20.000 espécies de abelhas do planeta. 

"Mais trabalho é necessário para entender as infecções por Nosema em espécies de abelhas nativas e as consequências potenciais para os ecossistemas nativos se as abelhas nativas sofrerem um destino semelhante ao das abelhas quando infectadas", disse Arthur Grupe II, autor principal e um pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva. 

As abelhas nativas não são apenas incrivelmente importantes como polinizadores em seus ecossistemas locais, uma vez que as abelhas melíferas geralmente não são encontradas nesses locais, mas também contribuem para a polinização de culturas agrícolas. "Uma em cada três mordidas na comida que comemos é causada por um polinizador", disse Grupe. 

As populações de abelhas, especificamente colmeias, em todo o mundo têm diminuído nas últimas duas décadas devido à desordem do colapso das colônias. Embora não haja uma causa única por trás desse fenômeno, as abelhas e a saúde de suas colônias são afetadas pelo que são conhecidos como os quatro Ps: pragas, patógenos, má nutrição e pesticidas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.