Aberta consulta sobre critérios de credenciamento para treinamento em abate humanitário
CI
Agronegócio

Aberta consulta sobre critérios de credenciamento para treinamento em abate humanitário

Prazo de até 60 dias para envio de sugestões
Por:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) abriu nesta terça-feira (17) consulta pública para estabelecer as normas de credenciamento de entidades para treinamento em manejo de pré-abate e abate de animais para fins comerciais. O objetivo da consulta, feita por meio de projeto de instrução normativa, é permitir a ampla divulgação da proposta, visando receber sugestões de órgãos, entidades ou pessoas interessadas.

“O abate humanitário é obrigatório no Brasil e em vários países do mundo. Por isso, a competência dos profissionais responsáveis é essencial para a sua boa execução”, disse a coordenadora da Comissão de Bem-Estar Animal (CTBEA) do Mapa, Lizie Buss. “É fundamental a participação da sociedade para que possamos definir conjuntamente quais os requisitos básicos desse treinamento e como ele será realizado.”

Segundo Lizie, outro objetivo da consulta é ampliar a capacidade de treinamentos organizados pela CTBEA, hoje realizados por meio de termo de cooperação com a World Animal Protection.

Os interessados em participar da consulta pública poderão enviar sugestões em até 60 dias.  Durante o prazo estipulado, o Mapa disponibilizará o projeto de instrução normativa e planilha para envio de sugestões ou comentários na página: http://www.agricultura.gov.br/legislacao/consultas-publicas.

As sugestões, tecnicamente fundamentadas, deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico comissão.bea@agricultura.gov.br.

Após o prazo estabelecido, a Secretaria do Produtor Rural e Cooperativismo (SPRC), por meio da Coordenação de Produção Integrada da Cadeia Pecuária (CPIP), avaliará as sugestões recebidas e fará as adequações necessárias.

Veja a Portaria nº 246, publicada nesta terça-feira (18) no Diário Oficial da União, com a consulta pública.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.