Abertas inscrições para Dia de Campo sobre alimentação animal e convivência com seca

Agronegócio

Abertas inscrições para Dia de Campo sobre alimentação animal e convivência com seca

Estão abertas inscrições para Dia de Campo sobre Tecnologias de Segurança Alimentar Animal para a Convivência com a Seca
Por:
608 acessos

Estão abertas, até segunda-feira (21), inscrições para Dia de Campo sobre Tecnologias de Segurança Alimentar Animal para a Convivência com a Seca, que acontecerá no dia 24 de novembro, a partir das 8 horas, na sede da Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral (CE). Os participantes terão oportunidade de conhecer mais sobre soluções tecnológicas voltadas para produção de animais na Caatinga, em especial para otimizar a oferta de alimentos e explorar recursos naturais de forma sustentável. As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail caprinos-e-ovinos.eventos@embrapa.br.

O Dia de Campo será dividido em quatro diferentes estações. Na primeira, os participantes visitarão o Sistema Agrossilvipastoril, modelo de sistema de produção adotado pela Embrapa como uma alternativa para aliar as produções pecuária e agrícola à exploração sustentável da vegetação nativa, diversificando as atividades nas propriedades rurais e evitando práticas nocivas ao meio ambiente, como desmatamento e queimadas.

Na segunda estação, serão apresentadas opções de plantas forrageiras – espécies que servem de alimentação aos animais – para enriquecimento da Caatinga e produção de forragem, que sirva como fornecimento ou reserva alimentar para os rebanhos. A temática da oferta de alimentos aos rebanhos também estará presenta na terceira estação, em que será feita apresentação do modelo de Orçamentação Forrageira, ferramenta que pode auxiliar produtores rurais a planejar, controlar e otimizar a quantidade de alimentos disponível na propriedade rural.

O Serviço de Assessoramento Nutricional (Assessonutri) da Embrapa será apresentado na quarta estação. O futuro serviço prestará a produtores rurais uma assessoria técnica para orientar a melhor forma de composição das dietas para seus animais, a partir da análise de fezes, por meio da tecnologia de espectroscopia da reflectância do infravermelho próximo (NIRS). Com a análise, será possível estimar a qualidade da forragem em pastejo na propriedade rural e prestar orientação para o balanço nutricional, possíveis alterações nas dietas e formulação de rações.
 
O Dia de Campo será uma parceria da Embrapa com a Secretaria Especial de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Governo Federal. O evento acontecerá na Embrapa Caprinos e Ovinos (Fazenda Três Lagoas – rodovia CE-179, km 04 – trecho Sobral-Groaíras). Segue a programação abaixo:

8h - Inscrição e Abertura
8h30 - 9h10 - Sistema Agrossilvipastoril na Caatinga
9h20 - 10h - Opções forrageiras para enriquecimento da Caatinga para fins pastoris e para produção de forragem
10h10 - 10h50 - Orçamentação Forrageira
11h00 - 11h40 - Serviço de Assessoramento Nutricional (Assessonutri)


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink