Abertura da colheita do pêssego de Vila Nova do Sul (RS) será neste sábado

Agronegócio

Abertura da colheita do pêssego de Vila Nova do Sul (RS) será neste sábado

O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, prefeitura e Secretaria da Educação e Cultura
Por:
907 acessos
A abertura da colheita do pêssego do município de Vila Nova do Sul, no Jacuí Centro, ocorrerá neste sábado (1º/12), às 10h, na propriedade de Vitor Pereira Azambuja, na localidade de Alojamento, a seis quilômetros da sede do município. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, prefeitura e Secretaria da Educação e Cultura.

“A safra deste ano deverá chegar a 200 toneladas em Vila Nova do Sul, onde se cultivam, principalmente, as variedades Granada e Esmeralda”, analisa o extensionista do escritório da Emater/RS-Ascar de Vila Nova do Sul, técnico agrícola Rodrigo da Rosa Becker.

De acordo com levantamento da Emater/RS-Ascar, a fruticultura no município envolve sete produtores e uma área total de 14,5 hectares. “A época da colheita do pêssego no Rio Grande do Sul se estende desde fins de outubro até começo de março, sendo que as principais variedades que temos no Estado amadurecem em novembro e dezembro”, explica Becker.

A fruticultura vem crescendo no município, que se destaca pelas características de clima e solo ideais para a produção de frutas. “Mesmo recente, é uma alternativa de produção e renda para os produtores locais. Além do pêssego, os produtores estão apostando na produção de uvas, maçã, e nogueira-pecã”, afirma a extensionista do escritório da Emater/RS-Ascar de Vila Nova do Sul, engenheira agrônoma Katiule Pereira Morais.


2ª Festa do Pêssego
No município, a solenidade de abertura da colheita integra a programação da 2ª Festa do Pêssego, que começará nesta sexta-feira (30/11), estendendo-se até domingo (02/12), na Praça Sinval Saldanha, ao lado da prefeitura, no centro da cidade. A Festa começará às 9h, com a feira de comercialização da fruta e de produtos derivados, como compotas, sucos, geleias e doces. A solenidade de abertura ocorrerá no sábado (1º/12), às 20h, com a apresentação da rainha, princesas e show nativista. Um curso de processamento de pêssego foi realizado nessa terça-feira (27/11), para mulheres rurais, promovido pela Emater/RS-Ascar e secretarias municipais da Educação e da Assistência Social.

Paralelamente, também ocorrem mais dois eventos importantes para a comunidade de Vila Nova do Sul: a 7ª Semana da Cultura e 5ª Feira do Livro. Todos os eventos fazem parte da programação da 7ª Semana Municipal da Cultura de Vila Nova do Sul.

Curso

Antecipando as atividades da 2ª Feira do Pêssego, na terça-feira (27/11), às 9h, a Emater/RS-Ascar, em parceria com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social, promoveram no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), um curso de processamento de frutas, com ênfase em pêssego, ministrado pelas extensionistas de Bem-Estar Social de Restinga Seca, Carmem Ivete Michalski, e de Cachoeira do Sul, Isabel Vargas Vivian, para 18 mulheres rurais. O curso abordou, primeiramente, as boas práticas, higienização e esterilização de vidros, seguido de elaboração de diversas receitas à base de pêssego. “De forma prática e participativa, as mulheres aprenderam técnicas de processamento de frutas nas propriedades rurais”, destaca Becker.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink