ABHB divulga os campeões do Ranking Hereford e Braford 2011
CI
Agronegócio

ABHB divulga os campeões do Ranking Hereford e Braford 2011

Evento aconteceu em Porto Alegre e reuniu cerca de 300 pessoas
Por:
Evento aconteceu em Porto Alegre e reuniu cerca de 300 pessoas

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) promoveu no dia 02 de dezembro em Porto Alegre (RS) a 6ª edição do Jantar de Entrega de Prêmios aos Destaques do Ranking Nacional de Criadores de HB. O evento contou com a presença de cerca de 300 pessoas que lotaram o Salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. Entre os presentes estavam o Secretário de Agricultura do RS, Luis Fernando Mainardi, o Deputado Estadual Edson Brum, a primeira dama do Estado de Santa Catarina, Maria Angélica Colombo, o presidente da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares, Mário Ubirajara Anselmi, o chefe da Unidade da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Varella, o Vice-Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS, José Arthur Martins, presidentes de associações de raças, patrocinadores e parceiros institucionais da Associação.


O Ranking Nacional de Criadores de Hereford e Braford já tem 11 anos e tem por objetivo premiar os criadores que se destacam durante o ano em suas participações nas exposições credenciadas pela ABHB e válidas para o Ranking, com pontos válidos para os animais argola e rústicos. Em 2011 foram 13 etapas entre as exposições e as Provas de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford, com o julgamento de mais de 1.500 exemplares das raças.

“Uma noite espetacular, com muita gente amiga confraternizando. Isso é o resultado do trabalho sério, feito de modo simples e, sobre tudo, buscando mais que uma relação institucional e/ou comercial com associados e parceiros, queremos fazer amigos”, comenta Fernando Lopa, presidente da entidade. “Só temos a agradecer a todos que nos ajudaram a fazer esse ano de 2011 tão especial para as r aças Hereford e Braford”, completa Lopa.

Este ano os 05 finalistas da raça Hereford foram, Condomínio Agropecuário Nova Aurora e Anjo da Guarda (Uruguaiana), Agropecuária São Jorge (Bagé), Estância Santa Maria (Bagé), Cabanha Touro Passo (Uruguaiana), Estância Tamanca (Santa Vitória do Palmar). Os três primeiros colocados foram:


3º lugar – Estância Tamanca – Ricardo e Luciano Sperotto Terra – Santa Vitória do Palmar – 344 pontos

2º lugar – Condomínio Agropecuário Nova Aurora e Anjo da Guarda – Uruguaiana – 442 pontos

1º lugar – Cabanha Touro Passo – Ricardo e Guilherme Duarte – Uruguaiana – com 722 pontos

Na raça Braford, os 05 finalistas foram, Condomínio Agropecuário Nova Aurora e Anjo da Guarda (Uruguaiana), Estância São Bento (Santana do Livramento), Agropecuária Santa Ana e Agropecuária Odair Gonzalez (Uruguaiana) e Pitangueira (Itaqui). Os campeões foram:



3º lugar – Estância São Bento – Oto Manoel Alves de Alves – Santana do Livramento – 197 pontos

2º lugar – Condomínio Agropecuário Nova Aurora e Anjo da Guarda – Uruguaiana – 243,1 pontos

1º lugar – Pitangueira – Pedro Monteiro Lopes – Itaqui – 923 pontos

Ricardo Duarte, campeão do Ranking 2011 da raça Hereford e proprietário da Cabanha Touro Passo, diz que: “o ranking nacional é referência e uma grande honraria para os criadores. Ganha-lo é, muitas vezes, fruto de sangue, suor e lágrimas, do cabanheiro, gerência e todo o quadro de funcionários da cabanha”. Quanto a escolha e preparo dos animais, Duarte diz que “a escolha dos animais valoriza a propriedade como um todo, levando-se em conta a capacidade de gerenciar a totalidade dos animais, e os que são preparados exclusivamente para participar das exposições, isto significa que a cabanha tem animais em condições e bem preparados” ressalta o criador, que já incluiu nos planos de 2012 seguir participando do Ranking Nacional HB.

Para o campeão do ranking da raça Braford, Pedro Monteiro Lopes, o título conquistado em 2011 tem um significado bem importante, pois marca uma década de vitórias da Pitangueira nas pistas brasileiras. “Estamos muito felizes com a conquista, mas principalmente por entender que os jurados e os nossos clientes vieram ao encontro do trabalho desenvolvido dentro da cabanha”, diz Lopes, que ainda complementa: “ganhar por 10 anos o Ranking da raça Braford é uma conquista de todos os funcionários e da família Pitangueira”.


Sobre os planos para 2012, Pedro Monteiro Lopes, já convida a todos os clientes e criadores de Braford, para o grande leilão de liquidação que ocorrerá no dia 20 de maio de 2012, em Alegrete (RS), durante a Exposição Nacional das Raças Hereford e Braford, “assim como atingimos nosso objetivo de divulgar e fomentar a raça Braford, durante os 10 anos em que a Pitangueira participou do Ranking, queremos agora seguir este trabalho oferecendo a genética campeã da cabanha num grande remate, onde venderemos nossos campeões”, declara o criador.

Nesta edição do evento de premiação do Ranking Nacional das Raças Hereford e Braford, a ABHB contou com o patrocínio e a parceria da Azevedo Bento (patrocinador oficial da ABHB em 2011), Ourofino Agronegócios , Frigorífico Silva, Matsuda e Marfrig Frigoríficos do Brasil.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.