CI

Abiec solicita prorrogação de testes do Projeto Canal Azul

Proposta visa promover ações estratégicas


Proposta visa promover ações estratégicas para agilizar e melhorar processo de rastreabilidade na exportação de carne bovina

Com o intuito de solicitar a prorrogação do período de testes do Projeto Canal Azul, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antonio Camardelli, se reuniu esta semana com representantes da Coordenação Geral de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A iniciativa do projeto é resultado da parceria entre a Abiec, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e o Mapa. A implantação do lacre eletrônico dependerá ainda da integração entre o Canal Azul e o Sistema de Informações Gerenciais de Importação e Exportação de Produtos Agropecuários (Sigvig).

A solicitação da prorrogação, que tem o objetivo permitir que sejam realizadas melhorias no projeto, deverá ser analisada no Mapa pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) e pelo Vigiagro.

“Além do lacre eletrônico, será verificada a possibilidade de elaborar um termo de cooperação para avaliar a implantação de novas ferramentas tecnológicas a serem utilizadas na fiscalização da exportação de carnes”, afirma o coordenador geral do Vigiagro, Marcos Valadão.

Saiba Mais

O Canal Azul propõe a adoção de um lacre dotado de um chip de identificação por rádio frequência (RFID), somado a uma solução sistêmica que integra o exportador, os despachantes aduaneiros, o Ministério, entre outros intervenientes, visando a redução no tempo de liberação de cargas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.