CI

Abiove informa que exportação de soja cai 59%


Os produtores brasileiros de soja não têm pressa em vender antecipadamente a safra 2004/05 (fevereiro a janeiro). De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), foram registrados apenas 1,8 milhão de toneladas de soja em grão para exportar até o dia 30 de setembro. O volume é 59% menor que as 4,4 milhões de toneladas verificadas no período anterior e menor até mesmo que o apurado em 2002/03, quando totalizou 1,6 milhão de toneladas.

Desde que se confirmou a quebra da safra norte-americana em razão de uma seca, os preços internacionais dispararam. Nos últimos 30 dias, as cotações acumulam alta de 17,1% na Chicago Board of Trade (CBoT). Com isso, os produtores brasileiros estão esperando o melhor momento para fixar o preço da soja na bolsa de Chicago. Com as recentes altas, os brasileiros estão cada vez mais cautelosos, aguardando o melhor momento para vender.

Os registros para o farelo de soja, de 1 milhão de toneladas para 2004/05, são 55% menores que os apurados em igual período do ano passado, informa a entidade. Da mesma forma, os registros de exportação do farelo, de 100 mil toneladas, são bem inferiores às 256 mil toneladas verificadas em igual período de 2002.

A Abiove prevê que os embarques de grãos em 2004/05 serão de 21,5 milhões de toneladas, os de farelo de 14 milhões e os de óleo, de 2,4 milhões de toneladas, representando, respectivamente, um incremento de 33,7%, 11,3% e 15,4% na comparação com o ano anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.