CI

ABMR&A comemora ações de 2010 e finaliza ano com balanço positivo

O balanço do primeiro ano da gestão de Mauricio Mendes à frente da entidade reflete o planejamento realizado no início do ano


A ABMR&A - Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio teve uma agenda movimentada em 2010 com várias ações estratégicas, além da realização e participação de importantes eventos. Em resumo, o balanço do primeiro ano da gestão de Mauricio Mendes à frente da entidade foi bastante positivo e reflete o planejamento realizado no início do ano, nos dias 5 e 6 de março, durante o Workshop ABMR&A/Sustentável, em Itu, SP.

O encontro, voltado à diretoria da entidade e aos integrantes dos comitês de agências, de veículos e de produtos e serviços, definiu as estratégias da entidade para os próximos anos. Na ocasião, foram apresentadas as mudanças do cenário do marketing no agronegócio e os entraves a serem superados e foram definidos os dois principais desafios da Associação: o de consolidar-se como uma referência, fonte de informação e conhecimento no marketing do agronegócio brasileiro e o de gerar valor perceptível para os seus associados.

Fórum na Feicorte

Outro momento marcante foi a realização do Fórum Canal Rural ABMR&A, durante a Feicorte, com o apoio da AgraFNP, MídiaDBO, Beef Point e Grupo Publique, trazendo discussões e debates sobre o marketing na cadeia do agronegócio, com a participação de grandes players do mercado. O ponto alto do evento foi à apresentação de Paulo César Nogueira, diretor do Departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre Indicação Geográfica para Carne Bovina. Para o debate, foram convidados o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Cesário Ramalho da Silva; o presidente da ABMR&A, Maurício Mendes; e o consultor do JBS-Friboi e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes.
Pesquisa

Em agosto, a entidade apresentou para o mercado a quinta edição da pesquisa Perfil Comportamental e Hábitos de Mídia do Produtor Rural Brasileiro, realizada pelo Instituto Ipsos Marplan Media CT, com a participação de 13 empresas cotistas. A pesquisa apontou mudanças significativas no comportamento de consumo e nos hábitos de mídia do produtor rural. Uma delas diz respeito à adesão às novas tecnologias, como o uso de GPS, TV Plasma/LCD, DVD, home theater, telefone celular, computador/laptop, conversor de TV digital/aparelho com conversor, entre outros. Enquanto na safra 2003/2004 27% dos entrevistados possuíam aparelho de DVD e 75% telefone celular, na safra 2008/2009 a presença desses aparelhos no meio rural cresceu para 76 e 88%, respectivamente, seguindo as tendências do mercado urbano.

Reuniões internas

As reuniões internas, realizadas na sede da ABMR&A, na capital paulista, trouxeram temas importantes para debate. O encontro de março teve como palestrante Vicente Ferraz, diretor técnico da FNP,que abordou As inconsistências do censo do IBGE.

O engenheiro agrônomo Rodrigo de Araújo Rodrigues, Chief Operating Officer da Agrifirma Brasil Ltda., foi o palestrante da reunião mensal de abril, a convite do presidente da entidade, Mauricio Mendes. Ele destacou a posição do Brasil como produtor mundial de grãos. Segundo Rodrigues, o País detém a melhor tecnologia tropical do mundo, possui água em abundância e grandes extensões de terras aráveis. Ele lembrou que dos 851 milhões de hectares de terras aráveis, a agricultura utiliza somente 80 milhões de hectares.

Dois diretores da Exagro, Marcelo Pimenta e Mário Garcia, foram os palestrantes da reunião mensal de maio. Os consultores apresentaram os pontos mais importantes do levantamento, dentre os parâmetros indicadores, correlacionando-os com resultados econômicos e produtivos.

Francisco Brandão, diretor da PricewaterhouseCoopers, foi o convidado para a reunião mensal de diretoria e do Comitê de Veículos da entidade, dia 12 de julho. Em sua abordagem sobre M&A (Mergers & Acquisitions) e Recuperação de Empresas no Agronegócio, Brandão afirmou que somente nos primeiros cinco meses de 2010 o número de fusões e aquisições foi de 303, ante 212 no mesmo período de 2009. O setor de alimentos (que inclui o agronegócio) respondeu pela maior quantidade, com 29 transações.

José Luis Coelho, Gerente Global de Marketing Estratégico do Segmento Canavieiro, foi o palestrante da reunião de Diretoria Executiva e Coordenadores dos Comitês de Trabalho da gestão da ABMR&A 2010/2011, dia 10 de agosto. Coelho abordou a estratégia de plataformas mundiais de produtos e serviços, o posicionamento mercadológico da empresa no mundo, além de analisar um estudo de caso da evolução mercadológica do produto colhedora de cana após a incorporação da marca mundial JD.

Dia 16 de agosto, a reunião do Comitê de Veículos da ABMR&A trouxe como palestrante Marcelo Oréfice, da revista Dinheiro Rural, que abordou o tema "Veículos para Veículos".

Dia 13 de setembro, o encontro mensal apresentou o tema "Aquisição de Imóveis Rurais por Empresas Brasileiras Controladas por Estrangeiros" com os palestrantes Alexandre Laizo Clápis e Luiz Felipe Duarte Martins Costa, sócios da Machado Meyer advogados, que discorreram sobre as mudanças e implicações após o novo parecer da Advocacia Geral da União em agosto de 2010.

Dia 9 de dezembro, durante evento promovido pela Associação Nacional de Defesa Vegetal, Andef, em São Paulo, SP, Mauricio Mendes apresentou a Pesquisa ABMR&A sobre "Perfil Hábitos de Mídia do Produtor": por que comunicar ao mercado um produto ou serviço.
Campo no Campus

Dia 21 de setembro, a ABMR&A e a Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM promoveram o evento de lançamento dos encontros "Campo no Campus" sobre as novas estratégias para o agronegócio, na sede da ESPM, em São Paulo. A primeira edição do evento contou com palestra de Eduardo Leduc, vice-presidente da divisão de Proteção de Cultivos para a América Latina da Basf S.A., sobre o tema Um novo paradigma de Sustentabilidade na Cadeia Produtiva do Agronegócio. Na ocasião, também falou a presidente da Fundação Espaço Eco, Sonia Chapman, sobre a importância em aferir resultados dos investimentos em sustentabilidade.

Luiz Pereira, vice-presidente de Pessoas, Sustentabilidade e Comunicação da ETH Bioenergia, foi o palestrante do 2º Campo no Campus, realizado dia 12 de novembro. Ele abordou o tema A tecnologia que integra pessoas ao sucesso do negócio.

O Campo no Campus é resultado de parceria entre a ABMR&A e a ESPM e prosseguirá em 2011, com uma reunião mensal, no formato de café da manhã, aberta apenas para os principais executivos, para apresentação de um case de sucesso do setor.

XVI Mostra

A ABMR&A fechou o ano com chave de ouro, com a realização da XVI Mostra de Comunicação em Marketing Rural & Agronegócio, dia 30 de novembro, no espaço Rosa Rosarum, em São Paulo, com a presença de mais de 400 pessoas. Na ocasião, foram divulgados os vencedores desta edição, escolhidos em um universo de 276 peças inscritas, em 16 categorias diferentes, de 55 agências e 60 empresas de todo o País.
A mostra tem abrangência nacional, ocorre a cada dois anos e é considerada a premiação de marketing e comunicação mais conceituada do mercado agropecuário. Em seu discurso de abertura do evento, Mendes afirmou que o agronegócio evoluiu bastante e o marketing do setor também. "Antes, era planejado para levar a informação do fabricante ao produtor, quase que num caminho único. Hoje temos uma missão complexa, é preciso fazer publicidade, informar o produtor sobre insumos, sobre as tecnologias e também sobre gestão eficiente. Mas é preciso informar os produtores também sobre o que os consumidores desejam", destacou.

Balanço

Dia 13 de dezembro, a ABMR&A promoveu reunião de diretoria, na sede da entidade, para fazer o balanço das atividades da entidade neste ano e discutir as ações para 2011. Na ocasião, Mauricio Mendes anunciou a realização do 9º Congresso Brasileiro de Marketing no Agronegócio, no próximo ano. Também informou aos presentes que o quadro de novos sócios da entidade teve um crescimento significativo em relação ao ano de 2009, o que reflete o sucesso das ações realizadas durante o ano. "Dobramos o número de associados", comemorou o presidente da ABMR&A.

As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.