Abobrinha com sequenciamento de genoma será mais resistente

Abobrinha também fica resistente a doenças e pragas

O sequenciamento do genoma da abobrinha, um trabalho de mais de 10 anos de pesquisa, permitirá obter duas novas variedades com melhores propriedades e mais resistente a pragas, doenças e condições climáticas adversas, como a seca e temperaturas extremas.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Politêcnica de Valência, pertencentes ao Grupo de Bioinformática e Genômica e ao grupo de Melhora Genética de Cucurbitaceae do Instituto de Conservação e Melhora da Diversidade Agrícola Valenciana conseguiu sequenciar pela primeira vez o genoma da abobrinha.

No estudo, também colaboraram as instituições americanas Virgini Politech Institute e o Instituto Boyce Thompson para Pesquisa em Plantas e dois grupos espanhóis do Departamento de Biologia e Geologia da Universidade de Almería.

O sequenciamento do genoma da abobrinha é o fruto de mais de 10 anos de pesquisa da equipe. A líder do Grupo de Melhora Genética de Cucurbitaceae, Belén Picó, afirma que “todo este trabalho que começamos com estudos sobre cultivos e a melhora da abobrinha, seguidos do sequenciamento dos primeiros transcriptomas, coleções de genes que se expressam no cultivo, a construção dos primeiros mapas genéticos e a identificação de regiões que contêm genes que controlam características de interesse.

As atividades do grupo em genômica da abobrinha se iniciaram no marco de projetos investigação financiados pelo Instituto Nacional de Investigação e Tecnologia Agrária e Alimentar e resultaram agora no sequenciamento do genoma desta hortaliça, publicado na prestigiosa revista Plant Biotechnology Journal.