CI

ABSI abre inscrições para o 7º Congresso Brasileiro da Raça Santa Inês

Especialistas de todo o Brasil vão ministrar palestras com temas contemporâneos, a exemplo do melhoramento genético dos ovinos


A Associação Brasileira de Santa Inês abriu as inscrições para o 7º Congresso Brasileiro da Raça Santa Inês. Especialistas de todo o Brasil vão ministrar palestras com temas contemporâneos, a exemplo do melhoramento genético dos ovinos. A abertura será no dia 12 de maio, às 8h, no auditório do Parque da Pecuária. Paralelamente ao evento será realizada a Expogenética Alagoas 2011, de 11 a 15 de maio.


Após a abertura, às 9h, Edson Siqueira Filho, professor especialista em ovinocultura e mestre em reprodução animal, ministra uma palestra sobre a melhoria genética dos ovinos e caprinos. O objetivo é oferecer assistência técnica ao Programa Alagoas Mais Ovinos, o que trará uma melhoria genética aos rebanhos dos pequenos produtores alagoanos. Atualmente, o estado de Alagoas é o principal pólo de genética do país, da raça Santa Inês.

Em seguida, às 10h30 haverá um coffee break. As atividades continuam às 11h, com a apresentação da pesquisa sobre manejo de matrizes durante a gestação e manejo de matrizes de recém nascidos, da professora Carla Cordeiro.

Na sexta-feira, dia 13, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ministram uma palestra sobre a planta frigorífica para ovinos e caprinos no estado de Alagoas. Segundo Rodrigo Loureiro, diretor de eventos da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), a iniciativa vai trazer uma melhoria na qualidade dos cortes ofertados para o consumo dos alagoanos.

O Deputado Federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), às 10h, irá falar sobre o Novo Código Florestal do Brasil. As alterações no novo código, ainda estão em curso em Brasília. O Congresso Brasileiro da Raça Santa Inês, surgiu para reunir os criadores de todo o Brasil. “Em Alagoas está localizada a Associação Brasileira de Raça Inês (ABSI), a ideia é termos uma reunião anual dentro da sede nacional”, explicou Rodrigo Loureiro.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e estão sendo realizadas na sede da Associação Brasileira de Santa Inês (ABSI), localizada no Parque da Pecuária, na Avenida Siqueira Campos, 1295, Prado. Mais informações através do telefone: (82) 3346-1386. Falar com Dirlene Silva.

Podem participar estudantes, profissionais da área e criadores. A expectativa, para este ano, é superar o número de inscrições dos anos anteriores. O evento é uma promoção da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e da Associação Brasileira de Santa Inês (ABSI).


Leilão Terra dos Caetés
Durante o congresso será realizado o 6º Leilão Terra dos Caetés. Trinta lotes de ovinos da raça santa Inês estarão no remate. A expectativa dos organizadores é que participem criadores do Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

Segundo Rodrigo Loureiro, diretor geral da Agreste Leilões, a estimativa de faturamento do 6º Leilão Terra de Caetés é de 350 mil reais. Outros Leilões estão sendo promovidos durante a Expogenética Alagoas 2011. “Os leilões vão viabilizar um grande encontro multiraças. A grande novidade é a participação dos bovinos da raça Girolando e Tabapuã”, adiantou.

Expoalagoas Genética 2011
A Expoalagoas Genética 2011 vai reunir criadores de todo o Brasil. A exposição já está sendo considerada a maior exposição agropecuária do Nordeste, neste primeiro semestre. No ano passado, cerca de mil animais passaram pelo Parque José da Silva Peixoto, Parque da Pecuária, em Maceió. A expectativa para esse ano, é que esse número cresça 20%.

As informações são da BCCOM Comunicação

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.